domingo, 2 de maio de 2010

CRÔNICA DOMINICAL 2 DE MAIO - AINDA MARCEL MAUSS E O PARADIGMA DO DOM / CONTRADOM

CRÔNICA DOMINICAL 2 DE MAIO
AINDA MARCEL MAUSS E O PARADIGMA DO DOM / CONTRADOM

Hoje, à tarde, alguma criança estará comemorando aniversário. Mesmo que a data aniversária exata tenha ‘caído’ ontem, sábado.

Mesmo que a data aniversária ‘caia’ no sábado há uma tendência de os pais fazerem a festinha no domingo. Para os convidados, teria sido melhor no sábado mesmo; pois teriam o domingo livre para descansar e para previver a segunda-feira.

Vamos lá. Papais e mamães têm razão. Domingo é, por definição, “Dia do Senhor”, dia do aniversário do Universo. Todos os domingos são dias de aniversário do Universo e todos os domingos tem sempre alguma criança festejando aniversário. Elas por elas, ninguém deve nada a ninguém.
Todo aniversário é um novo nascimento. Não sei se isto consola todas as pessoas principalmente aquelas que, como eu, já passaram dos quarenta anos, idade – como dizem – quando a vida começa.

Presente seguro nas mãos, vamos entrar no aniversário. O presente e a nossa presença – reforçada pela presença do presente – é o DOM.

Bolas enfeitam a sala. Azuis porque o aniversariante é um menino ,(bolas rosas se fosse menina). Paredes decoradas. Um painel faz fundo para a mesa mais importante, ou seja, aquela sobre a qual está o bolo ... tudo parece um altar. As mesas secundárias ... uma expõe salgados, outra doces e mais outras as lembrancinhas do aniversário para os convidados levarem para casa e lembrar sempre da efeméride (CONTRADOM).

Logo, nos deparamos com o aniversariante a nos esperar e nos receber. Por falar em receber, ele está próximo a uma caixa decorada (alugada tanto quanto as demais peças decorativas) onde depositamos o presente (DOM). Também estão no universo do DOM a decoração, comidas e refrigerantes, o bolo, ertc.A criança é ensinada, pelos pais, a “não ir com muita sede ao pote” – ao contrário, seria falta de educação!!! – e ela finge indiferença em relação ao presente.

Em algumas cidades do Sul do Brasil, os pais não comparecem a aniversários de crianças. Tanto que os pais do aniversariante não compram cerveja e até acham esquisito aniversário de criança regado a cerveja – mesmo é claro” que seja para os adultos. No convite, uma advertência: Pais, venham buscar seus filhos às, por exemplo, 19 horas.

Finalmente a hora do parabéns. As luzes da sala são apagadas. As trevas que antecederam a criação do Universo, por Deus. Finalizada a melodia dfo “Parabens pra você” e outras coadjuvantes (“È big, é big ...), o nome do aniversariante repetido várias vezes. Pais correm apressados para acender as luzes. “Fiat Lux” – disse Deus. E a luz foi feita. Pais correm para ajudar o aniversariante a apagar a vela. Há uma certa angústia neles, pois o sopro que apaga a vela é o sopro que acende a vida – a nova vida, a nova idade e o novo mundo do aniversariante. Este parte o bolo, a primeira fatia ele oferece à mãe (que, afinal de contas, o colocou no mundo) , depois o pai ... e os demais. O bolo assim oferecido é o CONTRADOM.

Feliz Aniversário garoto, garota. Que Deus lhe dê muita saúde e paz, e que os anjos digam amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário