domingo, 16 de maio de 2010

EVENTOS - CEM ANOS DE NOEL ROSA (5 - FINAL)- 11 DE DEZEMBRO DE 1910 – 11 DE DEZEMBRO DE 2010

EVENTOS ESPECIAIS DO BLOG PARA 2010 – CEM ANOS DE NOEL ROSA(5 - FINAL) - 11 DE DEZEMBRO DE 1910 – 11 DE DEZEMBRO DE 2010.


► 100 ANOS DE NOEL ROSA – (4) - (1910, Rio de Janeiro-Brasil – 1937, Rio de Janeiro), compositor brasileiro;


DADOS BIOGRÁFICOS DE NOEL ROSA

Primeiro filho do casal Manuel e Marta de Medeiros Rosa, Noel Rosa nasceu em 11 de dezembro de 2010, no chalé (estilo inglês) da Rua Teodoro da Silva, 130 - Vila Isabel (bairro de classe média), Rio de Janeiro - Brasil.

O parto difícil e trabalhoso, esteve sob os cuidados dos doutores José Rodrigues da Graça Melo e Heleno Brandão, médicos e amigos da família, que não tiveram outra alternativa senão ouso do fórcepes para salvar mãe e filho. Tal uso provocou afundamento no maxiliar inferior e paralisisa parcial do lado direito do rosto.

Em 29 de dezembro de 1914 nasceu Hélio, o segundo filho do casal e único irmão de Noel.

Foi a mãe ela quem, através do seu próprio bandolin, ensinou o filho mais velho a tocar seu primeiro instrumento musical. E, por assim, dizer seu primeiro sucesso como músico ... reunia amigos, colegas e familiares ao seu redor para ouví-lo e incentivá-lo. Depois passou ao violão e aos quinze anos já dominava este instrumentoe e fazia apresentações acompanhado do irmão, Hélio, ao bandolin - instrumento que influenciou Noel a solar a linha melódica sem a introdução de acordes.

Noel era alegre e comunicativo e, no Colégio São Bento (pnde se matriiculou em 28 de dezembro de 1923), costumava tocar violâo na hora do recreio. Mais e mais passou a dedicar-se ao violão no lugar dos livros, estudava o suficiente para ser aprovado. As primeiras aparições públicas de Noel aconteceram no "Ponto de Cem Réis", esquina da Rua Sousa Franco com o Boulevard 28 de setembro. Gostava do ambiente dos bares e de seus amigos também amantes da música que os frequentavam. Aos 18 anos, concluiu o ginásio e começou a se preparar para o curso de Medicina em emio às dificuldades financeiras do pai. Reprovado em 1930, no ano seguinte ingressou na Faculdade de Medicina e, assim, trouxe muita alegria para familiares e amigos.

Paralelamente às obrigações acadêmicas, a vida musical de Noel descortinava horizontes promissores; e entre as exigências do curso médico e a paixão pelo samba teve que optar por uma delas: o samba.

As mulheres, os bares, os amigos e as noitadas eram indispensáveis e centrais na vida e na arte de Noel. Lindaura Pereira da Mota, com quem casou em 1º de dezembro de 1934 suportava, com heroismo, as ausências e a boemia de Noel. Alimentava-se muito mal, contraiu tuberculose, havia perdido muito peso, vindo a falecer em 1937

Um comentário:

  1. ele nao nasceu em 201o, mais em 1910, mesmo assim , parabens pela materia.

    ResponderExcluir