domingo, 9 de maio de 2010

CRÔNICA DOMINICAL 9 /5/2010 – DOMINGO, DIA DA PREGUIÇA

CRÔNICA DOMINICAL 9 DE MAIO DE 2010 – DOMINGO, DIA DA PREGUIÇA



Parece haver um consenso de que segunda-feira é o “dia da preguiça”. Talvez porque as pessoas já amanhecem com preguiça de ir trabalhar ou estudar. Mesmo assim, tenho minhas dúvidas se esse tão nobre ítulo cabe mais à segunda que ao domingo.

Domingo – e não segunda-feira – é o dia da preguiça (a mãe de todos os vícios, segundo os franceses), porque primeiramente a maioria acorda mais (bem mais) tarde que nos chamados ‘dias úteis’. Em crônica anterior preguei que acordar cedo, no domingo, faz esse dia mais comprido e também temos tempo de aproveita-lo mais e melhor. Não mudei de idéia, mas reconheço o direito de praticar a preguiça, aos domingos, como democrático e inalienável.

Agarro-me à defesa desse direito e à constatação que, também por força dos seus direitos profissionais, a pessoa que nos auxilia cotidianamente no limpar da casa, cozinhar, lavar roupa, cuidar das crianças , etc. etc. não virá trabalhar, porque hoje é domingo, Tudo isso para dizer que, nada mais justo e cabível, que exerçamos, com garra, toda a nossa preguiça nos dias de domingo.

Por exemplo, já que não podemos contar hoje com quem nos ajuda de segunda a sábado, vamos ser (ou vamos estar?) preguiçosos. Uma dica: não arrumar as camas da casa. Ninguém vai morrer se não precisar arrumar, desarrumar e voltar a arrumar a cama para dormir depois (ou mesmo antes) do almoço e na hora de dormir - ou mesmo antes dessa tão indesejada (e chata) hora. Dormir, ao longo do domingo, numa cama que não foi e nem será feita, hoje domingo, é um dos maiores prazeres dominicais. Lençóis e travesseiros soltos ficam tão quentes e tão cúmplices do crime – perdão ! – da preguiça. Deitemos e rolemos na desorganização – irreconhecível aos olhos dos ‘dias úteis’ – com muito sorriso, sorrindo de nós mesmos e da nossa datada irresponsabilidade. Bocejemos e, um século depois, tomemos café e, dentro de um milênio, almocemos em cima da cama. Almocemos ainda em pijamas e com a maior negligência e sem culpa ou medo de ser feliz

O que a gente leva da vida é a vida que a gente leva aos domingos. Deixemos a vida nos levar domingo a dentro.

Feliz Dia das Mães !!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário