domingo, 16 de maio de 2010

CRÔNICA DOMINICAL – 16 DE MAIO DE 2010

CRÔNICA DOMINICAL – 16 DE MAIO DE 2010

Vicente Deocleciano Moreira

Para o que um domingo chuvoso nos convida?

Nos outros dias, se chuvosos, não temos tempo para fazer o que a chuva e o frio nos sugere: o recolhimento, “um bom lugar pra ler um livro” – sugestão de Djavan, . cantor e compositor alagoano. Nem mesmo aos sábados chuvosos o recolhimento está impresso nas nuvens, lá em cima e acima do bem e do mal, que nos mandam chuva para o bem e para o mal, para lavar e para sujar a cidade.

Nos demais dias podemos até maldizer a chuva, mas temos que ir trabalhar, estudar, ir a médico, fazer exames ... e fazer valer e honrar a ‘utilidade’ desses dias.

E um domingo chuvoso, para fazer o que ele nos convida? Para exercitar práticas de recolhimento. Recolher-se no interior do interior de cada qual. Por a leitura em dia depois de mais de 365 dias em que ela (a leitura) esteve na mais escura noite do esquecimento, da indisciplina e do desleixo. Ler não é fácil. Mas ler é preciso.
Sim ... acordamos tarde – e a chuva não parou – damos uma vista d’olhos no jornal, ficamos informados de como vai começar ou do que vai acontecer nas telenovelas durante a próxima semana; abrimos algum livro e nele – pobre marquez! - passamos as vistas e o largamos pra lá. Hoje é domingo: pernas pro ar que ninguém é de ferro.

Passa do meio dia - mas a chuva e o frio não passam! Não tem nada em casa pronto pra comer. Vamos almoçar fora ... mesmo com essa chuva e com esse frio. Almoçar onde, 'cara pálida'? Ainda pergunta?:: numa churrascaria claro .. um rodízio de churrasco ... Afinal hoje está frio ... nada melhor que um churrasco para aquecer e nos inspirar o recolhimento e, depois, a digestão demorada (apesar de todos os digestivos ingeridos), mas não necessariamente nessa ordem.


Há milhares de anos, quando nossos pais ancestrais humanos descobriram o fogo, descobriram também o churrasco e o poder do fogo para os fazer mergulhar no próprio interior e para lhes aquecer e alimentar o corpo, a alma e a libido ... em dias e noites frios de doer e de fazer tremer e chorar.

Ah!, podemos também ouvir música, em casa, depois do churrasco. Podemos ouvir Elis Regina: “E apesar de tudo, tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário