O METRO DO METRÔ(3 - FINAL) - SALVADOR
Metrô de Salvador: Jaime Lerner está coberto e recoberto de razão. Simples assim.
"Ói, ói o trem, vem surgindo de trás das montanhas azuis, olha o trem
Ói, ói o trem, vem trazendo de longe as cinzas do velho éon
Ói, já é vem, fumegando, apitando, chamando os que sabem do trem
Ói, é o trem, não precisa passagem nem mesmo bagagem no trem
Quem vai chorar, quem vai sorrir ?
Quem vai ficar, quem vai partir ?
Pois o trem está chegando, tá chegando na estação
É o trem das sete horas, é o último do sertão, do sertão
Ói, olhe o céu, já não é o mesmo céu que você conheceu, não é mais
Vê, ói que céu, é um céu carregado e rajado, suspenso no ar
Vê, é o sinal, é o sinal das trombetas, dos anjos e dos guardiões
Ói, lá vem Deus, deslizando no céu entre brumas de mil megatons
Ói, olhe o mal, vem de braços e abraços com o bem num romance astral
Amém."
(Raul Seixas – “O trem das 7 ”)
Vicente Deocleciano Moreira
Reportagem publicada no jornal baiano "A Tarde" ("Trens em trilhos só depois de testes extras", 16 de agosto de 2010, p. A4) oferece as seguintes informações:
1 - As obras do Metrô de Salvador (Bahia - Brasil) começaram em dezembro de 1999. E, em dezembro de 2010, 11 anos depois de iniciadas as obras, as composições ainda não estarão à disposição do público.
2 - A previsão inicial (1999) era que o Metrô cobrisse os apenas 12 quilômetros entre as estações de Pirajá (semi-subúerbio) e da Lapa (centro antigo), dentro de 40 meses e um orçamento de 325 milhôes de reais. Antes do início das obras, ou seja, em outubro de 1998, o Tribunal de Contas da União (TCU) já havia apurado indícios de superfaturamento na ordem de 110 milhões (em valores atualizados/2010). O TCU decidiu pela retenção cautelar dos pagamentos ao consórcio construtor.
3 - Em novembro de 2008, chegam os três primeiros trens, compostos de quatro vagões cada; em janeiro de 2009, outros três com doze vagões.
4 - Em novembro de 2009, um ano depois da intervenção do TCU, o Ministério Público Federal "ingressa com ação penal contra membros do Consórcio Metrosal, responsável pelas obras, por fraude na licitação. O processo está parado na 17ª Vara Criminal Federal de Salvador, por causa de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Em abril deste ano, a Assembleia Legislativa instala a CPI do Matrô"
(jornal "A Tarde", Salvador, 16 de agosto de 2010, p. A4)
Menos pelo "avanço" das obras e bem mais por exigência de realização de testes iniciais apresentada pela Mitsui & Co (indústria japonesa que vendeu as composições ao governo estadual), o primeiro vagão (44 toneladas) foi colocado sobre trilho, ontem (20 de agosto de 2010, às 11:45h), na estação Acesso Norte situada a vários quilômetros da estação de Pirajá cujo trecho suspenso até a estação Acesso Norte está do mnesmo jeito que em 199/2000: intocada e ociosa.
Inoperantes, os trens estavam depositados há um ano e nove meses num armazem do Centro Industrial de Aratu (Região Metropolitana de Salvador). O transporte foi e precisa ser feito à noite para não agravar o problemático trânsito de Salvador, um vagão por vez em cada carreta. Empresa da cidade do Recife (Pernambuco - Brasil) disponibilizou três carretas específicas para esse tipo de transporte, a 1,5 milhão de reais.
Os testes, todos os vagões sobre os trilhos, durarão seis meses. De modo que somente em abril de 2011, os baianos poderão utilizar o Metrô (quase todo trecho a céu aberto.
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Vamos voltar a São Paulo? Sim? Então vamos ler só o título de uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo de anteontem (quinta, 19 de agosto/2010):
"Tempo de viagem e lotação só melhoram em 2011"
""... ainda não houve melhora no atendimento dos passageiros em decorrência das novas composições ferroviárias' compradas nos últimos anos.
O motivo é que isso só será possível após a modernização do controle da distância, velocidade e frenagem dos trens, chamada de "sinalização" E QUE DEVE SER CONCLUÍDA EM MARÇO DE 2011" [GRIFO NOSSO].
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Metrô de Salvador: Jaime Lerner está coberto e recoberto de razão. Simples assim.
sábado, 21 de agosto de 2010
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