terça-feira, 10 de agosto de 2010

Goldman - SÃO PAULO PRECISA DE MAIS UM AEROPORTO

São Paulo precisa de mais um aeroporto

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Este artigo foi publicado hoje, 09/08/2010 na Folha de São Paulo e é assinado pelo Governador Alberto Goldman, que afirma ser necessário novo aeroporto até 2025:

São Paulo precisa de mais um aeroporto
ALBERTO GOLDMAN


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Congonhas, Guarulhos e Viracopos, responsáveis por 32% dos passageiros no país, hoje operam muito além dos limites das suas capacidades
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Construir um terceiro aeroporto de grande porte na região metropolitana de São Paulo, com capacidade para embarcar e desembarcar 60 milhões de passageiros/ano, é a única solução viável para resolver, a médio e longo prazo, o caos que se instalou no transporte aéreo do Estado de São Paulo.

Estudos elaborados pelo nosso governo, com base na demanda atual e futura de passageiros nos três principais aeroportos do Estado, Congonhas, Guarulhos e Viracopos, indicam que, ainda que necessárias e urgentes (e empacadas por inépcia do governo federal), as obras de ampliação desses terminais não são suficientes para atender à demanda crescente.

Congonhas, Guarulhos e Viracopos, responsáveis por 32% de todos os passageiros de aviões no Brasil, estão operando muito além dos limites das suas capacidades, colocando em risco a segurança dos passageiros e empresas aéreas, além de comprometer o desenvolvimento econômico do Estado.

Guarulhos e Congonhas são os aeroportos mais movimentados do Brasil. O primeiro, com capacidade para 17 milhões de passageiros/ano, embarcou e desembarcou 21,7 milhões em 2009. Congonhas, que comporta 12 milhões/ano, movimentou 13,7 milhões de usuários no ano passado.

Um novo terminal, previsto há anos e nunca executado, já deveria estar pronto e poderia ampliar a capacidade de Guarulhos em mais 12 milhões de passageiros/ano.

Viracopos, com uma segunda pista, pode atender a 9 milhões de passageiros/ano. É, hoje, o segundo principal aeroporto do Brasil em transporte de cargas e pode crescer mais nesse segmento.

A 99 quilômetros da capital, tem localização estratégica, que facilita o acesso de passageiros de várias regiões do interior do Estado.

É importante a sua ampliação. A expansão do setor aéreo em São Paulo é, no mínimo, de 10% ao ano -4 milhões de passageiros/ano a mais ou um aeroporto de Guarulhos a cada quatro ou cinco anos. E o governo federal torna tudo mais difícil com suas ambiguidades.

Em 2007, após o acidente com o avião da TAM, o presidente e sua ministra-chefe da Casa Civil anunciaram um novo aeroporto na região metropolitana de São Paulo, mas nada aconteceu.

Para atender à demanda futura, os aeroportos paulistas precisarão ter condições de receber 115 milhões de passageiros/ano em 2025.

Essa conta só será fechada, mesmo com a ampliação dos atuais, com um novo aeroporto na região metropolitana. Soluções paliativas podem minorar, a curto prazo, a gravidade do quadro atual, inclusive a realização da Copa do Mundo em 2014. Mas não resolvem a questão a médio e longo prazo.

Desde 2007, no início da gestão do ex-governador José Serra, o governo de São Paulo procura equacionar a questão dos aeroportos no Estado, alertando as autoridades federais responsáveis pela infraestrutura aeroportuária.

Como não há mais tempo a perder e é preciso agir com rapidez e prioridade certa, o governo do Estado está solicitando ao governo federal a delegação para que realize estudos e posterior licitação, na forma de concessão pura ou parceria público-privada, para a construção do novo aeroporto.

Já foram avaliadas algumas áreas da região metropolitana de São Paulo que têm condições de abrigar o novo terminal.

Elas se localizam a, no máximo, 35 quilômetros do centro da capital.
Têm possibilidade de acesso ferroviário em até 25 minutos, estão próximas de importantes rodovias e são bastante viáveis sob o ponto de vista econômico e ambiental.

O governo de São Paulo pode e quer colaborar muito para atender, de forma adequada, aos milhões de passageiros que hoje não têm outra opção a não ser sofrer com as filas, os atrasos e a insegurança dos nossos aeroportos.

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ALBERTO GOLDMAN é governador do Estado de São Paulo. Foi ministro dos Transportes (governo Itamar Franco) e secretário da Administração do Estado de São Paulo (governo Quércia).

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