domingo, 15 de agosto de 2010

CRÔNICA DOMINICAL DE 15 DE AGOSTO DE 2010

DOMINGO: UM BOM DIA PRA LER UM LIVRO



"Oh! Bendito que semeia Livros...
livros a mancheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germem que faz a palma
É chuva que faz o mar"

(Antonio de CASTRO ALVES - 1847-1871)


Domingo é, para uns, um bom dia pra ler um livro; para a maioria dos brasileiros, um bom dia pra fazer supermercado e pra fazer passeios nos shopping centers.

E se os supermercados e os shopping centers fechassem durante todo o domingo - como acontece em muitos países da Europa? O que fariamos, brasileiros, tão pouco habituados com livros e leituras e tão viciados em compras e consumismos de diversas ordens e mandos?

Enlouqueceríamos?

Não é o que se desejar, mas é o que se esperar. Supermercados e shopping centers fechados, é comum ver europeus em praças, parques e cafés lendo livros, aos domingos ... Sim, lendo horas e horas em cafés sem serem expulsos com delicadezas como : "E aí baêa, vai querer ainda alguma coisa?" "Mais alguma coisa aê, meu peixe?".

Lá, o domingo não é dia de trabalho para que uns sustentem os interesses e os vazios gastrointestinais e existenciais de milhares. Lá, domingo como dia de descanso e de leitura não é uma sugestão, uma expectativa ou um "faz de conta"; lá, além mar, tanto mar, domingo como dia de descanso é um imperativo, uma ordem explícita. Uma conquista, antes de tudo.

Sem ser domingo e sem ser Europa, em Cuba as pessoas costumam ler livros dentro dos transportes coletivos.

E aqui, no Brasil? Quando seremos leitores? Quando cometeremos a loucura de ler um livro?

"Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?"

Fernando Pessoa



Estamos procriando mais e mais proporcionalmente ao que lemos cada vez menos.


Continuaremos escravos dos mercados e shopping centers, aos domingos ... e não estaremos lendo nem no próximo ano (2011)quando alguns poucos lembraremos e comemoraremos 140 anos da morte de Castro Alves - o poeta dos escravos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário