quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AQUÍFEROS URBANOS (1) - O Canal de Marselha (França)

MARSEIILHE FR. site officiel de la Ville de Marseiile

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

AQUÍFEROS URBANOS (1) - Marselha (França)

CIDADE AO VIVO


O Canal de Marselha não é uma piscina


Cada ano, medidas de segurança são acionadas para evitar acidentes ao longo do canal de Marselha.

-"Este não é um lugar para nadar!, O canal é perigoso e se deve evitar correr riscos", asseverA Catherine Argyriadis - Diretora da Agência de Marselha.

Apesar da proibição de nadar existir desde 1867, o canal continua a ser uma "avenida" popular com algumas pessoas praticando natação de forma incoinsciente. No verão, muitas pessoas atravessam a barreira para dar um mergulho rápido. A paisagem rural, ao longo do canal de Marselha, também atrai uma multidão de praticantes de caminhadas, corredores e ciclistas, às vezes desavisados.





"Este não é um rio inofensivo. Nadar contra a corrente é quase impossível, mesmo para um atleta treinado" - explica a Diretora.

O canal possibilita o abastecimento d´água para mais de um milhão e meio de pessoas. Por razões óbvias de higiene e segurança, a natação sempre foi proibida. Na verdade, as paredes do canal são lisas, verticais ou inclinadas em 45%, e isso faz com que seja quase impossível escalá-las.

Assim, para evitar acidentes lamentáveis, a sinalização o canal foi recentemente reforçada. Sinais e dissuasão advertem - até mesmo crianças pequenas - ao longo da rota do canal.

Dez quilômetros de cercas foram instalados em cinco anos. A 20 quilômetros do canal - que atravessa Marselha - indivíduos que vivem nas proximidades estavam conscientes, e a maioria deles também cercou o seu próprio acesso direto para o canal.


Sempre há uma preocupação na prevenção do perigo. Placas têm sido colocadas para limitar a presença de pessoas em lugares perigosos. Botes salva-vidas, compostos de pequenas bóias, são colocados a cada 50 ou 100m. Um guarda de designado para alertar pedestres descuidados e explicar os perigos do canal. Finalmente, para educar as crianças , video- clips foram mostrados, de maio a junho, em escolas localizadas a 500m do canal.

" Já houve mortes": Catherine Argyriadis acrescenta que, recentemenmte, uma senhora saltou para recuperar seu cão e caiu no canal. É por isso que devemos a todo o custo alertar as pessoas para que entendam que o canal não é feito para a natação."




(Fonte - MARSEILLE.FR (França)

Nenhum comentário:

Postar um comentário