sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Roberta Sá na Folha de São Paulo - critica

Roberta Sá na Folha de São Paulo - critica ao CD em tributo a Roque Ferreira

Sexta-feira, 20 de Agosto de 2010 23:07:42

--------------------------------------------------------------------------------

Critica - O samba de roda dançou em disco que se pretende um tributo a Roque Ferreira
Folha de S. Paulo - 18/8/2010 - Por Luiz Fernando Vianna


É admirável que uma cantora de sucesso crescente opte, em seu quarto CD solo, por um projeto conceitual que deverá deixá-la menos presente em rádios e em programas de televisão. Mas a opção de Roberta Sá é bem discutível.

Encantada com a obra de Roque Ferreira e desejosa de trabalhar com os músicos do Trio Madeira Brasil -também encantados com as composições do baiano de 63 anos-, Roberta trilhou um caminho de notória beleza, mas que também é uma traição ao autor reverenciado.

Grosso modo, Roque está hoje para o samba de roda do Recôncavo baiano como Martinho da Vila esteve para o partido alto nos anos 1960. Ele consegue sintetizar nas suas criações elementos de uma longa tradição cultural e melódica.

Se não tem o mesmo sucesso de Martinho, já foi bem gravado por vários intérpretes, sendo Maria Bethânia a sua mais perfeita porta-voz. Os arranjos do excelente trio transformaram as melodias a ponto de mal se reconhecer nelas o DNA do samba de roda. A percussão é discretíssima. Exemplos típicos do gênero, como "Chita Fina" e "Marejada", tornam-se canções, praticamente.

Com andamento lento, "Água Doce" e "Festejo" perdem muito de seu poder de enlevar e alegrar. Já "Cocada" desembocou para o lado do maxixe. São casos diferentes do de "Água da Minha Sede", em que a linha buscada é adequada à voz de Roberta e se diferencia da versão de Zeca Pagodinho.

E o samba de roda resiste em "A Mão do Amor" e em parte de "Xirê". Roberta tem todo o direito de fazer o que quiser com a obra escolhida e o faz com o seu talento de sempre.

Mas também é legítimo estranhar que a obra de Roque tenha perdido sua força original.

QUANDO O CANTO É REZA

ARTISTAS Roberta Sá e Trio Madeira Brasil
GRAVADORA MP,B
QUANTO R$ 25, em média
AVALIAÇÃO regular

Um comentário:

  1. juliana coelho29 agosto, 2010 13:02

    As composições de Roque Ferreira são lindas, mas senti que ao tirar toda e qualquer baianidade delas, Roberta fez com que perdessem o sentido. Gosto muito da cantora, mas o disco me incomoda - falta força, energia e vibração na interpretação. Fica em mim a impressão de um belíssimo projeto nas mãos de quem com ele não conseguiu se identificar o suficiente. Acho que Roberta não conseguiu encontrar o tom. Se perdeu um pouco...

    ResponderExcluir