segunda-feira, 18 de abril de 2011

DIVERSÃO ... NAS CULTURAS URBANAS (8)

DIVERSÃO, RECREAÇÃO, LUDICIDADE, E ÓCIO NAS  CULTURAS  URBANAS (8)




"Antes tarde do que nunca"
(ditado popular brasileiro)


Vicente Deocleciano Moreira




Hoje, segunda-feira, pensamos falar sobre LUDICIDADE  e CULTURAS URBANAS. Mas, ao menos neste começo de prosa, quero ainda insistir na impossibilidade de alguém (são e de sã consciência) RECREAR-SE/RECRIAR-SE  a si mesmo. O outro é quem nos RECREIA e nos RECRIA.  Já no caso da DIVERSÃO, a 'pista' é dupla. Eu posso ME DIVERTIR sem necessariamente haver alguém ou alguma coisa que DIRIJA essa DIVERSÃO. Mas, também, pode exisitir um sujeito  (um ser humano ou o filme ou peça de gênero cômico) que DIRIJA, ADMINISTRE minha DIVERSÃO.


Antes que eu ocupe linhas e até laudas com repetições, vou direto ao assunto da postagem de ontem, domingo. Quero me valer e, digo, de modo apenas ilustrativo da religião muçulmana. Os fiéis dessa religião estão proibidos, desde crianças, a desenhar animais, plantas e figuras humanas; em outras palavras, estão proibidos de RECRIAR  estas importantes criações  que Alá CRIOU; e só Ele pode CRIAR. Em contrapartida a essa proibição, árabes e muçulmanos em geral presentearam a humanidade com os espetaculares arabescos com que decoram seus prédios e portais. 


A 'metáfora' ajudou?

LUDICIDADE nos faz lembrar, num lance rápido, de JOGO. E, enquanto conceituação presa ao seu sentido etimológico, o LÚDICO pode transitar nos universos da DIVERSÃO e da RECREAÇÃO; mas esse trânsito não nos proíbe de investigar sua autonomia e suas particularidades. Façamo-lhe um recorte desportivo.

Prefeituras de todo o Brasil têm descoberto - "antes tarde do que nunca" -  a importância da construção de quadras poliesportivas ou, simplesmente, a concessão pública de vazios urbanos (terrenos baldios públicos) para a 'pelada', o 'baba' ... enfim o futebol de várzea para a população. Objetiva-se, com isso, não só o estímulo às práticas desportivas e, de algum modo, a prevenção contra o envolvimento juvenil com drogas ... mas também reconhecer a importância desses equipamentos para a saúde coletiva. O LÚDICO pode ser usado como prevenção de várias doenças enquanto conjunto de práticas de higiene física (equipamentos de ginástica, jogos desportivos ...) e mental (atividades antiestresse, descontração ...).

O fato é que - e isso inúmeras prefeituras brasileiras já estão pondo em prática - qualquer intervenção do poder público (municipal, estadual) no espaço urbano, sempre que possível   tem incluído no projeto a construção de parques infantis e, também, de quadras poliesportivas e equipamentos de ginástica/musculação, de lazer em geral e, em particular,  de lazer contemplativo.

__________
AMANHÃ, MAIS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário