sexta-feira, 15 de abril de 2011

DIVERSÃO ... NAS CULTURAS URBANAS (5)


 DIVERSÃO, RECREAÇÃO, LUDICIDADE, E ÓCIO NAS  CULTURAS  URBANAS (5)


Hoje é sexta feira
Chega de canseira
Nada de tristeza
Pega uma cerveja
Põe na minha mesa

Hoje é sexta feira
Traga mais cerveja
Tô de saco cheio
Tô pra lá do meio
Da minha cabeça

Chega de aluguel
Chega de patrão
O coração no céu
E o sol no coração
Pra tanta solidão

Cerveja, cerveja
Cerveja, cerveja
Cerveja, cerveja

Hoje é sexta feira
Chega de canseira
Nada de tristeza
Pega uma cerveja
Põe na minha mesa

Hoje é sexta feira
Traga mais cerveja
Tô de saco cheio
Tô pra lá do meio
Da minha cabeça

Chega de aluguel
Chega de patrão
O coração no céu
E o sol no coração
Pra tanta solidão

Cerveja, cerveja
Cerveja, cerveja
Cerveja, cerveja ...

(“Cerveja” – Leandro & Leonardo)

Vicente Deocleciano Moreira

{A postagem  5, a que trata sobre a presença do jogo na diversão,  deveria ter sido publicada com a data de ontem, quinta, 14 de abril/2011. Não pude evitar que, depois de ter aparecido com a data de ontem, uma intervenção,  para um pequeno reparo,  foi o suficiente para que  não fosse recuperada a data anterior.}

Hoje é sexta feira; e,  para quem não trabalha amanhã, esse dia é sinônimo de diversão, de relaxar, de esquecer dívidas  financeiras e afetivas em meio a tantos outros incômodos (hoje) olvidáveis. A letra de “Cerveja”, de Leandro e Leonardo fala melhor que eu sobre o espírito da sexta feira ... até mesmo porque acerta em cheio ao incluir a fuga da solidão como um objetivo desse (tão esperado) dia.  Para quem vive só, está só e sofre com essa solidão, estar só na sexta feira à noite  é estar mais só do que nos outros dias ... inclusive no domingo à tarde.  Sem querer sequer insinuar que pessoas possam nos servir de diversão, fato é que uma companhia mesmo que seja de um bom amigo, de bons amigos,  de preferência DIVERTIDOS, é tudo que se pode pedir e agradecer a Deus (por enquanto): bem acompanhado(a) por pessoa(s) DIVERTIDAS. Pessoa DIVERTIDA é aquela que nos desvia a atenção e o espírito, ainda que por algumas horas,  do caminho cotidiano da produção de riqueza, do trabalho, dos compromissos, reuniões, patrões ... e coisas que o valha Alguém DIVERTIDO(A) que nos retire de casa para a rua nos levar, para os bares, para a DIVERSÃO  ... e nos remova o fado de viver “trocando passos com a solidão”.  Cantemos “Pra Rua Me Levar”, composição de Ana Carolina e Totonho Villeroy:

Não vou viver, como alguém
Que só espera um novo amor
Há outras coisas
No caminho a onde eu vou...
As vezes ando só
Trocando passos
Com a solidão
Momentos que são meus
E que não abro mão...

Já sei olhar o rio
Por onde a vida passa
Sem me precipitar
E nem perder a hora
Escuto no silêncio
Que há em mim e basta

Outro tempo começou
Prá mim agora...
Vou deixar a rua me levar
Ver a cidade se acender
A lua vai banhar esse lugar
E eu vou lembrar você...

Mas tenho ainda
Muita coisa pra arrumar
Promessas que me fiz
E que ainda não cumpri
Palavras me aguardam
O tempo exato prá falar
Coisas minhas, talvez
Você nem queira ouvir...

Já sei olhar o rio
Pr'onde a vida passa
Sem me precipitar
E nem perder a hora
Escuto no silêncio
Que há em mim e basta

Outro tempo começou
Prá mim agora....

Vou deixar a rua me levar
Ver a cidade se acender
(Se acender!)
A lua vai banhar esse lugar
E eu vou lembrar você...
Vou deixar a rua me levar
Ver a cidade se acender
(Se acender!) (Se acender!)
A lua vai banhar esse lugar
E eu vou lembrar você...

Vou deixar a rua me levar

 ______________________________
AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA. DIA DE DIVERSÃO, RECREAÇÃO, LUDICIDADE, E ÓCIO NAS  CULTURAS  URBANAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário