domingo, 24 de abril de 2011

CRÔNICA ... O DOMINGO COMO UM GUARDA CHUVA

CRÔNICA DOMINICAL - O DOMINGO COMO UM GUARDA CHUVA

Vicente Deocleciano Moreira
24 de abril de 2011.

Talvez O ESPÍRITO DO DOMINGO COMO UM GUARDA CHUVA caiba melhor e mais expressivo como título para a crônica deste último domingo de abril de 2011. Talvez; porque se há um dia da semana que tem espírito este é (o nosso querido) domingo. Não quero, com isso, negar espírito a cada um dos demais dias da semana, até porque se cada um tem carne, há alguma dúvida que tenha, de modo inescapável, espírito?

Talvez O ESPÍRITO DO DOMINGO COMO UM GUARDA CHUVA caiba melhor e mais expressivo como título para a crônica deste último domingo de abril de 2011. Talvez aqui e  agora porque se o parágrafo anterior nos convenceu e nos fez avançar para a constatação de que  que cada dia tem seu espírito, não será um flagrante pleonasmo escrever O ESPÍRITO DO DOMINGO?

Tenho sido, então, pleonástico ao longo das dezenas (e assíduas, por favor!)   crônicas dominicais, neste Blog, desde fevereiro do ano passado (2010). Mas - aqui pra nós - o espírito do domingo é especial.  Reconheço, de joelhos, que "é o verbo que se faz carne e habita entre nós". O domingo é multicolorido com matizes que só o domingo tem - mesmo quando chove, mesmo quando cai granizo, neblina, ou   neve. Há diferença entre domingo e segunda feira? Não na carne específica a cada um desses dois dias. O sol 'nasce', 'sobe'. 'desce' e 'se põe'. Mas quando dizemos a algum desavisado/desinformado de que HOJE É DOMINGO ... aí o verbo, a palavra, o 'espírito'  DOMINGO se faz 'carne', se faz concreto e 'habita' entre nós porque, coletivamente acreditamos nisso e praticamos o Domingo.

E como, ao menos no Ocidente e nos lugares ocidentalizados, praticamos o Domingo?

Praticamos o Domingo como um guarda chuva. Fora e desprotegido deste acessório estão, sob a chuva (chuva ácida?, chuva de canivetes?),  o TRABALHO, o NEGÓCIO, a PRODUÇÃO DE RIQUEZA. Sob o qual cabem: a DIVERSÃO,  RECREAÇÃO, a LUDICIDADE, o ÓCIO e - creiam ! -  e pasmen ! - o NEGÓCIO. Sim, desde que esse NEGÓCIO seja a NEGAÇÃO DO ÓCIO (NEG + ÓCIO) ... negação essa traduzida em DIVERSÃO,  RECREAÇÃO e LUDICIDADE.

Que o espírito do domingo se faça carne e habite entre vocês, entre nós. 

Assim seja, irmãos e irmãs, companheiros que comem o mesmo pão deste Blog (COM + PANHEIROS); este pão bloguista que precisa ser divulgado e repartido urbe et orbe.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário