quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ZARATUSTRA: DA MONTANHA PARA A CIDADE (3)

ZARATUSTRA: DA MONTANHA PARA A CIDADE (3)

"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda por cima de um abismo.
Perigoso é atravessar o abismo - perigoso seguir esse caminho - perigoso olhar para trás - perigoso ser tomado de pavor e parar!
A grandeza do Homem está em ser ele uma ponte e não um final; o que podemos amar no Homem, é ser ele transição e naufrágio."

(Palavras de Zaratustra, olhando estupefacto a multidão na praça da cidade)


Vicente Deocleciano Moreira


Depois do caminho - a segunda ecologia - , a montanha (primeira ecologia) fica ao longe. E eis que estamos agora a observar a chegada de Zaratustra à cidade, próxima à orla do bosque e a terceira ecologia de sua peregrinação desde a montanha (a primeira ecologia),  até então seu lar.

A praça principal tenta abrigar a multidão que nela se aglomera. É um fato da Sociologia e da Psicologia Urbanas que somente acontecimentos eventuais, extra-cotidianos, realmente excepcionais conseguem arrancar pessoas do conforto eda comodidade das casas, dos lares e do dia-a-dia do trabalho, e levá~las  a um espaço de interesse e de congraçamento coletivos. E a cidade adentrada por Zaratustra não foge a esta regra. Porém, o que acaba de mobilizar moradores na direção à praça principal não é o anúncio da pregação de mais um profeta (Zaratustra, no caso). Noticiou-se a visita, a apresentação de um equilibrista de arame.

Homens e mulheres estão ansiosos e sedentos de circo; e querem aproveitar a oportunidade já que não é todo dia que aparecem tais novidades - e circenses então! - naquela pasmaceira urbana. Naquela cidadezinha qualquer que nos faz lembrar o poema "Cidadezinha qualquer" de Carlos Drummond de Andrade (Alguma Poesia - 1930):

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar . . . as janelas se olham.
Eta vida besta, meu Deus.

O que vai suceder? Uma possível   guerra entre o equilibrista e o profeta ... na luta pela atenção da massa que se acotovela na praça? Que armas utilizarão serão utilizadas por ambos os guereiros? Haverá vencedor? Se assim for, quem ganhará ou louros da vitória?

________
(Peço-vos calma e paciência até o dia de amanhã, quinta-feira)









Nenhum comentário:

Postar um comentário