terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CENTRO DE CIÊNCIA - RIO Gde DO NORTE - BRASIL (1)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Miguel Nicolelis CRIA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIA FORA DO EIXO RIO-SP

Macaco usado nas pesquisas de interface cérebro-máquina; área será destaque no instituto




PROJETO DE MIGUEL NICOLELIS CRIA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIA FORA DO EIXO RIO-SP

COMPLEXO IDEALIZADO POR NEUROCIENTISTA NO RN, QUE ABRANGE DE MEDICINA A ASTRONOMIA, TEM APOIO FEDERAL

“Um ambicioso projeto, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, pretende transformar o Rio Grande do Norte em um dos maiores polos científicos nacionais.

Seria o maior complexo tecnocientífico fora do eixo Rio-SP: um parque tecnológico de ponta, com estudos avançados de neurociência, incluindo também centros de educação básica e de estudos de astronomia.

Além desses novos espaços, o projeto vai integrar também iniciativas que já existem ou que estão em fase de construção na região metropolitana de Natal.

O projeto está em fase de finalização dos detalhes e captação de recursos.

"Vamos trazer ao Brasil grandes pesquisadores internacionais para pensar projetos de futuro com mais liberdade e olhando lá na frente", disse à Folha o ministro Aloizio Mercadante.

O idealizador do complexo é o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, chefe do departamento de neurociência da Universidade Duke (EUA).

Ele também participou da concepção de dois projetos que já estão funcionando no Estado: o “Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra”, com estudos de ponta na área, e duas escolas de educação científica para estudantes da rede pública.




"A escolha do Rio Grande do Norte não foi à toa. Queremos desenvolver uma região que normalmente não tem oportunidade. É uma chance incrível para desenvolver tanto economia quanto ciência, cultura e educação", afirmou Nicolelis.




Boa parte do complexo ficará em um terreno doado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que ficou conhecido como "Campus do Cérebro".

Lá, já funciona um centro de saúde que, no ano passado, fez mais de 15 mil atendimentos às mulheres da região. Uma escola de ensino integral, com investimento de R$ 15 milhões, está em construção e deve ser inaugurada no ano que vem.

_________
(Amanhã, quarta-feira, parte final)




Nenhum comentário:

Postar um comentário