sábado, 5 de fevereiro de 2011

"LATRINA" ...(9) - Evolução dos Sistema de Esgotamento Sanitário (II)


"LATRINA - A MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE" (Vargas Llosa) (9)

"Evolução dos Sistemas de Esgotamento  (II)
[Fonte - Texto extraído de http://www.ufcg.edu.br/saneamento/ES00_00.html]

"Evolução dos Sistemas de Esgotamento  (II)

(Continuação)

"1900 d. C. - Áustria: início da produção de tubos de cimento-amianto por Ludwing Hastscher.
1900 d. C. - São Paulo: Saturnino de Brito inventou o tanque fluxível.
1907 d. C. - São Paulo: Saturnino de Brito iniciou as obras de esgotos e drenagem da cidade de Santos.
1912 d. C. - Brasil: adoção do sistema separador absoluto.
1920 d. C. - São Paulo: invenção do tubo de ferro fundido centrifugado por De Lavaud.
1928 d. C. - São Paulo: construção da estação de tratamento de esgotos de Santo Ângelo
1953 d. C. - Inglaterra: iniciada a fabricação de tubos de PVC.
1962 d. C. - Campina Grande: criação da primeira empresa pública nacional de saneamento (SANESA).
1968 d. C. - Brasília: criação do PLANASA - Plano Nacional de Saneamento (23)
1968 d. C. - São Paulo: criação da CETESB - Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (24).


Observando esta série de acontecimentos conclui-se que na Antigüidade as preocupações voltavam-se para obras de esgotamento pluvial. Isto justificado pela inexistência de peças sanitárias com descarga hídrica e pela ignorância dos povos sobre a periculosidade dos resíduos domésticos.
Verifica-se também que durante a Idade Média não há registros da evolução na área de saneamento, sendo esta situação decorrente dos acontecimentos que caracterizam este período da História.

O surgimento da água encanada e a disseminação do uso de peças sanitárias com descarga hídrica, aliados ao desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade após o Renascimento, fizeram com que o homem tomasse consciência da necessidade de criar sistemas eficazes de saneamento onde se garantisse o abastecimento da água potável e recolhimento das águas residuárias e dá-lhe condições favoráveis de reciclagem na natureza.

************************************************************************************************
NOTAS

(16) Joseph Bramah (1748 - 1814), engenheiro, inventor e construtor inglês nascido em Stainborough, Yorkshire que inventou a bacia sanitária com descarga hídrica, em 1778, a tranca de Bramah, em 1784, e a prensa hidráulica, em 1796, em Londres.

(17) Tarquínio Prisco, o velho (580 - 514) tirano romano de origem etrusca, concluiu a costrução em Roma de uma galeria com 740m de extensão e diâmetro equivalente de até 4,30m, de pedras arrumadas, denominada de Cloaca Máxima, 514 a. C.

(18) Tarquínio, o soberbo (540 - 509?), tirano romano de descendência etrusca, que construiu em Roma galerias auxiliares a principal, em condutos de barro, em 510 a. C.

(19) Arquimedes (287 - 212 AC) nasceu em Siracuse, na Sicília, era filho de um astrônomo, estudou em Alexandria, onde foi discípulo de Euclides em Ciências Matemáticas. São conhecidos dez dos seus escritos que tratam principalmente de princípios e postulados elementares sobre hidrostática e flutuação dos corpos. As conclusões de Arquimedes foram básicas para a evolução da mecânica grega e para o desenvolvimento de estudos do comportamento dos fluidos em geral. Hoje muito lembrado na hidráulica e na mecânica pela criação do Parafuso de Arquimedes.

(20) Ctesibius, outro representante histórico da Escola de Alexandria, parece ter nascido nesta cidade entre os meados dos séculos III e II antes de Cristo. Filho de barbeiro e barbeiro de profissão, tornou-se inventor de vários dispositivos hidráulicos tais como relógios d’água, armas com ar comprimido e outros equipamentos. Deve-se a este inventor a origem do termo hidráulico que foi usado inicialmente para designar equipamentos que empregavam água sobre pressão para produzir correntes de ar. São conhecidos nove escritos de seus trabalhos.

(21) Marco Vipsânio Agripa (63 - 12 a. C.), político, general e procônsul romano, genro de Augusto, casado com Júlia e pai de Agripina, a Velha. Em 30 a. C. construiu uma canalização de água sobre pressão em Pérgamo e, em 32 a. C., ordenou a limpeza das galerias existentes em Roma e construiu novas de até 3m de largura por 4km de extensão. Construiu também o Panteão e muitos monumentos e termas em Roma.

(22) Denis Papin (1647 - 1712), médico e inventor francês, nascido em Blois. Inventor de máquinas movidas a pressão atmosférica e a vapor. Sua mais importante criação foi a bomba centrífuga, em 1689, em Paris. Morreu na Inglaterra.

(23) Plano Nacional de Saneamento - PLANASA - programa que visava viabilizar soluções adequadas com o objetivo específico de reduzir o deficit histórico do saneamento básico no país, com recursos financeiros oriundos do BNH e FAE, a juros de até 8% ao ano.

(24) Centro Tecnológico de Saneamento Básico - CETESB, criado pelo Decreto 50.079, de 24 de julho de 1968, integrado ao FESB (Fundo Estadual de Saneamento Básico), com o objetivo de realizar exames de laboratórios, estudos, pesquisas, ensaios e treinamento de pessoal no campo da engenharia sanitária. Resolução da Assembléia Geral Extraordinária dos acionistas da CETESB, de 17 de dezembro de 1976, com alteração da denominação da já então denominada Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Básico e de Defesa do Meio Ambiente, passando a se denominar Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental, mantendo a sigla CETESB, com objetivos e atividades bem mais abrangentes na área de saneamento."





 


(Amanhã, domingo, décima e última postagem da série "LATRINA ... )






Nenhum comentário:

Postar um comentário