domingo, 6 de fevereiro de 2011

CRÔNICA ... DESCULPAS DOMINICAIS

CRÔNICA DOMINICAL DE ¨6 DE FEVEREIRO/2011

DESCULPAS DOMINICAIS

Este é o primeiro domingo de fevereiro e, ao menos no Brasil, pode ser o último das férias escolares (estudantes e professores) de janeiro. Mas o que hoje tem em comum com os outros  é que estamos vivendo mais um domingo de desculpas.

Porque é domingo, muita gente suspendeu os exercícios físicos - caminhadas, corridas - praticados ao longo da semana, e mais que muita gente  interrmpeu a dieta e, até o primeiro raio de sol da segunda-feira, haja lasanhas, feijoadas, churrascos, a ordem é beber os mares. Hoje é domingo, pernas pro ar que ninguém é de ferro. Prato grande e estômago livre que ninguém quer ser santo.

Amanhã, segunda-feira, promete-se que serão retomados os exercídios e a dieta.

Sei que o assunto não é dos mais simpáticos a serem tratados  num dia de domingo. É que fiquei impressionado com a reportegem publicada pelo jornal "Folha de São Paulo" em sua edição da última sexta-feira (4/fevereiro, p. C7) com o seguinte título: "População obesa dobrou em 3 décadas"  e subtítulos: "Mundo já tem meio bilhão de pessoas gordas demais, mostra pesquisa que envolveu 199 países".

Diz ainda a reportagem que, no Mundfo, há 500 milhões de obesos e 1,46 bilhões com sobrepeso; e que, de cada dez adultos, um é obeso. Nem  mesmo a China escapou: "passou da privação à gula exagerada em duas gerações". Povo internacionalmente famoso pelo comer comidido, hoje os hábitos limentares e a expansiva cintura dos chineses parecem ter destinado ao desuso o refrão da letra Lig-Liga-Lig-Lé de Paulo Barbosa e Oswaldo Santiago :

Chinês
Come somente
Uma vez por mês
Não vai
Mais à Xangai
Buscar a Butterfly
E aqui, com a morena
Fez a sua fé
Lig-Lig-Lig-Lé


Nenhum comentário:

Postar um comentário