domingo, 20 de fevereiro de 2011

CRÔNICA DOMINICAL DE 20/FEV/2011

CRÔNICA DOMINICAL DE 20/FEV/2011

DOMINGO É DIA DE CIRCO

Vicente Deocleciano Moreira


Ou hoje, domingo, é um dia circense ou não sei o que estou a fazer aqui e agora. E hoje.

Não diria eu que o circo é filho da cidade. (mais fácil dizer que a obesidade é filha da cidade). Mas se, a partir de amanhã  - segunda-feira, dia 21/fev - seguirmos os passos de Zaratustra (Nietzsche), talvez não tenhamos tanto medo de apostar em tal filiação. E o teatro circense mambembe do filme "O Sétimo Selo" (Bergmann) é urbano, é rural, é rururbano? Bem. Peço-lhes calma; é muita coisa para uma pequena crônica e para um grande dia como o é o domingo. Outro dia ... quem sabe ( ! )

Há e haverá sempre pouco circo para a fome infantil de todas as idades,  e para a mendicância estética e espiritual de nossos dias. Desculpe-me se, a seguir, terei sido óbvio e - pior - 'óbvio ululante' (Nelson Rodrigues) mas penso que ir ao circo é diferente de ir ao cinema, de ir ao teatro, ver TV, ouvir  rádio, assistir mostra de  dança ...  Quem está ao pé do circo - ou melhor sob sua lona - está só ao pé do circo; e prosseguindo, como se não bastara, na minha impertinente paródia caeirana/pessoana (Alberto Caeiro/Fernando Pessoa/poema sobre o Rio Tejo) digo, de joelhos, o circo não faz pensar em nada, quem está ao pé dele está só ao pé dele. E domingo é o dia de ficar assim.

Não sei se ajudou. Também não sei se ajuda defender que o palhaço á a alma do circo. Um circo pode até não ter animais em exibição (como é o caso do Cirque du Soleil), mas é impensável sem palhaço. E que tal um espetáculo só de palhaços?

Leiam, podem ler,  o e mail  que eu recebí do Circo Picolino de Salvador - Bahia - Brasil:


(Circo Picolino - Salvador - Bahia - Brasil)

De: Circo Picolino
Assunto: Matinê de palhaços neste domingo no Picolino - Um dia a casa clown
Para:
vicentedeocleciano@yahoo.com.br
Data: Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2011, 9:52

O espetáculo Um dia a casa clown reúne palhaços sob a lona da Picolino em matinês especiais neste domingo (20) e no próximo (27), sempre às 16 horas.
O espetáculo traz um formato diferente ao apresentar solos de palhaços e palhaças que revelam de forma cômica, ou nem tão cômica assim, situações do cotidiano comum, com as quais qualquer um poderia se identificar.

Uma vitrola que não funciona, uma candidata a um concurso de dança, uma declamadora oficial, uma espera por aquele que nunca vem, um fotógrafo atrapalhado e outros personagens que brincam com o lúdico e os mais profundos sentimentos humanos. 

A montagem surgiu em setembro do ano de 2010, como resultado do Curso de Solos em Palhaçaria, ministrado por Alexandre Luis Casali. 

São mais de sete solos em cena, de palhaços e palhaças, de Salvador, Argentina e Equador. Atualmente o espetáculo tem direção do próprio grupo Casa Clown e co-direção de Alexandre Luis Casali.
Serviço:
Espetáculo Um dia a casa clown
Circo Picolino, Orla de Pituaçu
Domingos (20 e 27), às  16 horas
Ingressos: R$ 12,00  e R$ 6,00 (meia)

-- www.circopicolino.org.br
71 3363 4069


Se você estiver em Salvador neste e/ou no próximo domingo (27/fev) leve as crianças e leve a criança que habita você,  ao Circo Picolino, mesmo que ela costume brincar de esconde-esconde, consigo, todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário