segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OLINDA E RECIFE MANTÊM CARNAVAL TRADICIONAL

A CIDADE

Ribeirão Preto (São Paulo – Brasil) - Sábado, 26 de Fevereiro de 2011 - 21h51


Olinda e Recife mantêm Carnaval tradicional
Na cidade patrimônio da Unesco, o frevo e o desfile de bonecos tornam a festa mundialmente famosa
Maria Fernanda Rodrigues
Fora do eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador também é realizada uma grande festa de Carnaval, em que a tradição dos blocos ao som de marchinhas, frevo e maracatu ainda é conservada. Olinda e Recife, em Pernambuco, apresentam um dos mais belos e grandiosos Carnavais do País que, de tão animado, tem início uma semana antes da data oficial.



Em Olinda, cidade tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, as ruas e ladeiras estreitas transformam-se em passarelas para milhares de foliões e os famosos bonecos gigantes.
São cerca de 500 agremiações registradas oficialmente, entre clubes de frevo e maracatus, onde todos acompanham devidamente caracterizados. Para os turistas, o maior atrativo é acompanhar as troças carnavalescas.
E é justamente a riqueza cultural e a manutenção das tradições um dos principais atrativos oferecidos pelo município, que foi a primeira capital de Pernambuco.
"O Carnaval de Olinda é uma festa democrática, popular, feita pelo povo e para o povo, onde predomina a diversidade cultural e a irreverência", explica Marcia Souto, secretária de Cultura e Patrimônio de Olinda.
Passeio guiado
Para participar da festa e ainda aproveitar o passeio, a dica é procurar um guia local, que geralmente apresenta os principais pontos turísticos como os Mercados da Ribeira, do Varadouro, o Mirante do Alto da Sé, O Seminário, o Museu de Arte Sacra, o circuito das igrejas e os nichos espalhados pela cidade que contam a trajetória de Jesus até o calvário.
Os guias mirins chamam a atenção pela forma divertida como contam a história da cidade, sempre em rimas.
Na gastronomia, os destaques são a tapioca e o queijo coalho assado.
Bonecos
A cada ano a prefeitura de Olinda organiza um Carnaval produzido para receber os turistas. Além de oferecer cursos de capacitação para funcionários da rede hoteleira e donos de bares e restaurantes, também é disponibilizada a programação completa de cada dia no site oficial da cidade.
Hoje, por exemplo, serão realizados o Ensaio de Maracatus e o Bloco da Diversidade.
Mas, o melhor mesmo acontecerá entre os dias 4 e 8 de março, com a passagem dos bonecos gigantes e os grupos de frevo.
Entre os blocos e agremiações, vale a pena acompanhar aqueles mais famosos pelo número de integrantes e pela animação, como o Arrastão do Ceroula, Desfile das Virgens do Bairro Novo, O Babão, Bloco Projeto 50 e O Enquanto Isso na Sala da Justiça.
Recife
Na capital Recife, o carnaval mantém o título de "Multicultural". Para apresentar uma festa democrática, popular e diversificada, a prefeitura monta polos espalhados por toda a cidade com espetáculos gratuitos e de alta qualidade e que contam com agremiações carnavalescas e shows com artistas e orquestras.
Nos últimos 11 anos, o Carnaval Multicultural do Recife presta homenagem a grandes nomes da cultura pernambucana. Neste ano, os homenageados são o Maestro Duda e a artista plástica Tereza da Costa Rêgo.

Para a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, o Carnaval Multicultural do Recife é a maior festa popular do Brasil.
Em quatro dias, a capital pernambucana promove 350 shows de palco, 800 desfiles de agremiações carnavalescas em 8 polos centralizados, 9 polos descentralizados, 40 polos comunitários e 5 corredores descentralizados de agremiações, totalizando 3.000 apresentações simultâneas em toda a cidade.
"No Recife, o turista brinca um Carnaval que traduz uma política pública de cultura erigida sob os preceitos da descentralização, pluralidade, democratização e inclusão social. Quem vier para cá terá acesso a uma programação artística de qualidade, que mescla as nossas tradições: desfiles de agremiações carnavalescas, blocos líricos, troças, clubes, bois, maracatus, caboclinhos e afoxés, com as atrações de fora, a uma infraestrutura segura", diz Luciana.

Programação
Ela ressalta que a programação completa pode ser conferida no site oficial da prefeitura (www.meucarnavaldorecife.com.br), que apresentou uma estimativa de 2,5 milhões de foliões na ruas de Recife, entre o dia 4 e 9 de março.

Entre as novidades deste ano, está a decoração da cidade que se estende à orla do bairro de Boa Viagem, e a avenida Agamenon Magalhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário