quinta-feira, 22 de julho de 2010

UMA TRAGÉDIA DE SUCESSO ABSOLUTO.- Leitura de fatos violentos publicados na mídia, Ano 10, nº 22, 22/07/10

UMA TRAGÉDIA DE SUCESSO ABSOLUTO.

FORUM COMUNITÁRIO DE COMBATE À VIOLÊNCIA - Salvador, Ba- Brasil - Terça-feira, 22 de Julho de 2010 17:34:23 Leitura de fatos violentos publicados na mídia, Ano 10, nº 22, 22/07/10


Na sinaleira você encontrará um vendedor de DVD oferecendo o filme pornô estrelado por Elisa Samúdio. Alguns exemplares estão embalados com capas confeccionadas após o desaparecimento de Elisa e nas quais há uma foto dela e do ex-goleiro do Flamengo, embora este último não atue no filme. Certamente os ambulantes apostam na comercialização do produto diante do sucesso midiático relativo ao desaparecimento da atriz e da suspeita de responsabilidade do goleiro Bruno pela sua morte.

A ação do camelô pode ser vista como uma extensão dos grandes meios de comunicação de massa que se converteram ao caso, transformando o fato em referência primária para a elaboração de variados produtos que têm como elementos centrais Elisa, na condição de vítima, e Bruno, no papel de algoz. Em torno destas figuras, em posições nucleares, circula um conjunto de suspeitos associados a Bruno e, ao lado da vítima tem o seu filho de quatro meses, espécie de DNA da trama, seus pais e algumas amigas. Um terceiro núcleo é figurado pela presença estatal, através da atuação de integrantes da polícia e, em posição secundária, do ministério público e de peritos especializados convidados para desempenharem papeis de caráter técnico. Em situações episódicas aparecem outros atores que têm ocupado o lugar de representantes do mundo que fica do lado de fora contíguo ao âmago da vida e dos implicados e da situação criminosa.

Diante da espécie de firmeza ou consistência midiática do “caso principal” os meios de comunicação têm explorado possibilidades de extensão a partir de inquietações como: quem é Bruno, para além de sua condição de goleiro? Do mesmo jeito se pergunta: quem é Elisa? O que fazem os amigos inseparáveis de Bruno? Quem é o delegado que preside o inquérito?

O êxito midiático em torno dessas cogitações tem mobilizado os meios de comunicação em busca de frações biográficas dos envolvidos, permitindo a consolidação dos papéis sugeridos para estes através de passagens de suas vidas que parecem indicar convergência moral com as hipóteses de envolvimento propostas pelo núcleo central da trama. Assim, de Bruno são encontrados vestígios de frieza quando ele deu apenas 2 mil reais quando a sua mãe precisou ou quando se descobriu um irmão seu que estava trabalhando em um município do Piauí como funcionário da limpeza pública.

Para Elisa são identificados sinais de um comportamento arriscado em busca de um homem rico com quem pretendia ter um filho. Por estes sinais ela ocupa a categoria de vítima-culpada, uma vez que são encontradas evidências de que construía estratégias para se aproximar de jogadores famosos, um tipo de prática que pode ser vista como alpinismo social.

Cobram-se, especialmente de Bruno, vínculos com pessoas dotados de valores “edificantes” e sobre isto são construídos produtos através dos quais o jogador é apreciado sob o prisma da decepção e, sobretudo, do desapontamento, considerando-se ser a sua face pública de atleta tão contrária à de suspeito de assassinato. Neste sentido, ele trai o time, o esporte, o País e, sobretudo, o pressuposto cultural de que o esporte é quase sinônimo de paz, é campo antagônico à violência.

Enquanto cresce a receptividade do público em torno do assunto, a mídia deriva para outras áreas de atenção e revela imagens comprometedoras relativas ao núcleo institucional tais como a denúncia de que o provável executor de Elisa, o Bola, teria sido expulso da polícia mineira e, anos depois, veio a ser homenageado pela corporação por treinamentos prestados a policiais. E na linha dos fragmentos biográficos, sobre o delegado que conduz o inquérito são atribuídas informações preocupantes que vão de corrupção a facilitação de fuga de presos.

Enquanto estas “páginas” requentam o caso em capítulos diários surgem outras revelações que abrem possibilidade para novos investimentos midiáticos, a exemplo de um efeito de entrevista concedida pelo irmão de Bruno no Piauí através da qual ele foi localizado pela justiça do Maranhão, onde ele é considerado foragido. E assim, todos os dias são renovados os compromissos com o público de transmissão continuada de informações sobre a trama.

O desaparecimento de Elisa (de seu corpo) é componente relevante para a manutenção da expectativa dos receptores. Ao lado disso, as cenas de encarceramento de Bruno e dos outros acusados têm proporcionado uma catarse em um País onde a justiça tarda e falha enquanto crescem os crimes que levam à morte. Talvez a população precise ver ou ouvir, ao menos nas páginas dos jornais, nas ondas de rádio e nas telas da TV a imagem de que a justiça está se movendo.

A justiça se movendo celeremente. Talvez seja a mais ansiada novela da vida brasileira, a ser gravada ao vivo e com a participação de todos os torcedores que hoje cumprem o papel de receptores das ofertas midiáticas, confeccionadas de acordo com o sucesso dos envolvidos nas tramas.


Voltando do cruzamento do trânsito, você pode acionar a Internet para se atualizar sobre o caso Bruno e se sentir em dia com mais esta oferta, esta promoção do nosso tempo.blica de atleta to desapontamento considerando-se a sua face

Nenhum comentário:

Postar um comentário