quarta-feira, 28 de julho de 2010

LANÇAMENTO DO LAPIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
ÁREA DE CONHECIMENTO DE ANTROPOLOGIA
NÚCLEO DE ANTROPOLOGIA DA SAÚDE (NUAS)
LANÇAMENTO DO LAPIS

O NUAS comunica o lançamento do LAPIS (Laboratório de Políticas Públicas e Sociais e de Intervenção Social) no dia de ontem 27 de julho de 2010..

• O LAPIS resgata, conforma e ressignifica a experiência do NUAS com estudos, pesquisas e reuniões internas à UEFS,com nossa participação em eventos nacionais e internacionais publicações e com os relacionamentos com grupos da UEFS e de outras universidades brasileiras (sobre Violência).
Tudo isso e mais o resgate crítico do quadro de violência que se agiganta e se revigora, a cada dia, no Brasil nos favoreceu dirigir uma nova visão sobre este fenômeno e fato social.
Tanto que Violência será o eixo focal sobre que se movimentarão as primeiras discussões sobre políticas públicas, políticas sociais e propostas de intervenção social. do LAPIS

Por outro lado e sob uma dimensão mais ampla, o LAPIS não é nem se pretende um órgão complementar ou suplementar da UEFS. É um expediente da práxis acadêmica, ( um expediente teórico prático e prático teórico) que unirá Ensino, Extensão e Pesquisa.

A experiência piloto, planejada no recesso 2010. 1 – 2010.2, será implamtada e implementada no semestre 2010.2. Essa experiência envolverá, inicialmente, professores e disciplinas da Área de Conhecimento de Antropologia. Ou seja, os professores desta Área que estiverem interessados em participar dos laboratórios e oficinas do LAPIS incluirão na carga horária de suas disciplinas, uma espécie de “estágio” de seus alunos no LAPIS. Nesse “estágio” (com carga horária a ser definida previamente), os alunos – em pequenos grupos e com a presença e participação do professor – discutirão conceitos de políticas públicas, políticas sociais e intervenções sociais em torno de temas e linhas de ação que tenham afinidades com os conteúdos da disciplina. Esses conteúdos, por sua vez, deverão estar afinados (direta ou indiretamente) com temas e alvos das políticas públicas, políticas sociais e intervenções sociais.
As atividades do LAPIS funcionarão na sala do NUAS

Vicente D, Moreira
Coord. Do NUAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário