terça-feira, 27 de julho de 2010

CHÃO ... (10) - Chegam os trilhos do 'Trem Republicano'

CHÃO DE MEMÓRIAS URBANAS (10)


A REGIÃO

ITU - SALTO - [ 16/07 ]

Chegam os trilhos do 'Trem Republicano'

Notícia publicada na edição de 16/07/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A

Cerca de seis quilômetros de trilhos estão sendo transportados de Rio Claro para Itu e Salto, a fim de viabilizar a implantação do trem turístico entre as duas cidades, como parte do projeto Maria Fumaça/Trem Republicano. A retirada foi autorizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) e teve início na manhã de terça-feira. O transporte é feito de caminhão, por funcionários de empresa contratada pelas prefeituras de Salto e Itu, e a previsão é que seja concluído em até três semanas. O trajeto do Trem Republicano terá extensão de sete quilômetros e deve começar a funcionar no segundo semestre de 2011, mas falta definir a empresa que vai operar o circuito e fornecer o material rodante.

Além dos trilhos de Rio Claro, pertencente à antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o Denit sinalizou a possível liberação de mais alguns quilômetros de malha ferroviária na cidade de Bauru. No momento, um levantamento é feito na tentativa de encontrar outros possíveis trilhos para completar o trajeto. Até ontem, quatro carretas carregadas cada uma com 50 metros de trilhos haviam chegado a Salto. O material data da chegada da ferrovia na em Rio Claro, em 1875, mas estaria em prefeitas condições.

A empresa responsável pelo transporte é a Maruca Comércio e Serviços Ltda., de Campinas, que venceu licitação para os serviços de implantação da ferrovia e revitalização das estações das duas cidade. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Salto, Wanderley Rigolin, as obras começarão após o período eleitoral. Serão duas frentes de trabalho simultâneas, uma partindo da estação de Salto e outra de Itu, destacou. A estimativa, adiantou, é que as obras sejam concluídas em até oito meses após o seu início.

A linha do Trem Republicano aproveitará o traçado da antiga Estrada de Ferro Ytuana, desativada na década de 1980 e que ligava Campinas a Itu. A via, inaugurada inicialmente em 1873, será parcialmente reconstruída. Os trechos urbanos estão desativados desde a década de 1980. O projeto total do trem custará R$ 10 milhões e o consórcio das duas cidades já recebeu R$ 4 milhões em investimentos do Ministério do Turismo, e aguarda a liberação de mais R$ 1 milhão para as obras.

Num primeiro momento, técnicos das duas cidades escolheram uma locomotiva, uma maria-fumaça datada de 1899, restaurada, para ser usada no passeio. Mas conforme Rigolin, a definição do material rodante será feita pela empresa que ganhar a licitação para explorar o serviço. Analisamos que o mais viável é operar em esquema de concessão e caberá à empresa também fornecer a maria-fumaça, concluiu.

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