segunda-feira, 12 de julho de 2010

A ALMA ... (7.2) - Av. São João à noite – S. Paulo

A ALMA NOTURNA DA CIDADE (7.2) - Av. São João à noite – S. Paulo

Ícone da Vida Noturna Paulistana


A Avenida São João foi uma das primeiras a ser contemplada com os serviços dos bondes elétricos de São Paulo, o que facilitou a expansão da sua vida noturna.
Por muito tempo, o Teatro de Variedades e Comédia Polytheama, um barracão acaçapado, de zinco, sem formas arquitetônicas definidas, sombrio no aspecto geral, era a referência cultural do local, chegando a receber nos seus palcos a grande diva do teatro francês, Sarah Bernhardt. O velho teatro fora erguido para abrigar o circo de Frank Brown, o que lhe explicava o formato circular. O velho Polytheama teve os seus dias de glória, sendo o centro efervescente e cultural de toda a cidade, escrevendo para sempre o seu nome na história paulistana.

Fazia parte ainda da vida noturna da Avenida São João, o Cassino Paulista, situado ao lado do Polytheama. O famoso Café Brandão, na esquina da Avenida com a Rua São Bento, demolido em 1915, para dar lugar à construção do Edifício Martinelli. O famoso Bijou Salão. O originalmente bar e mais tarde casa de espetáculos Moulin Rouge.

A tradição da Avenida São João como ponto de referência cultural e vida noturna da capital paulistana, alcançou o apogeu entre as décadas de 1940 a 1960. Ali ocorriam grandes bailes ao som de orquestras, realizados nas casas da região das Avenidas Ipiranga e São João. Tais casas comportavam grandes orquestras que empregavam mais de quarenta músicos em cada uma delas. Eram destaques a Boate e a Confeitaria Marabá, tendo esta última dado lugar ao mítico Bar Brahma. Neste bar encontravam-se os maiores artistas, jornalistas, políticos e amantes da vida noturna paulistana. Local preferido de Adoniran Barbosa, o mais paulistanos de todos os compositores da MPB.

Histórica, pulsante, a Avenida São João recebe ao longo da sua extensão, grandes cruzamentos: Avenida Ipiranga, Largo do Paissandu, Vale do Anhangabaú, Avenida Prestes Maia, Rua Líbero Badaró e Rua São Bento. Também possui edifícios de relevante importância histórica e econômica: Edifício Banespa, Edifício Martinelli, Palácio dos Correios, Edifício Andraus e Galeria Olido.
Underground, imponente, histórica, moderna, tradicional, a Avenida São João é a própria essência digital de uma cidade plural, formada por uma população vinda de todas as partes do Brasil e do mundo. E como diz Caetano Veloso, em “Sampa”:

“Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João”


POSTADO POR JEOCAZ LEE-MEDDI ÀS 02:14
MARCADORES: CIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário