sábado, 3 de julho de 2010

ARTISTAS DO PELOURINHO (1980) (14 - FINAL ) - Edvaldo Pereira da Silkva (Palito)

ARTISTAS DO PELOURINHO (1980) (14 - FINAL) – Edvaldo Pereira da Silkva (Palito)

Nome – Edvaldo Pereira da Silkva (Palito)
Endereço em 1980 – Rua Alfredo Brito, 41
Especialidade – Entalhe


Fonte - revista Monumento, Salvador, Governo do Estado da Bahia, Fundação do Petrimônio Artístico e Cultural da Bahia,vol.1, n. 10 de dezenbro de 1980, pp. 10-19


AS DIFICULDADES DE UM ARTISTA POPULAR ATORMENTAM A VIDA DP ENTALHADOR "PALITO"


Quem percorre as ruas estreitas e vielas do Conjunto Arquitetônico do Pelourinho, no caminhar escuta os ais de amor, percebe as conversas sussurradas nas esquinas, o bater do martelo de um artista e experimenta ínfimas sensações do passado colonial e do presente de uma metrópole. Por certo, orienta-se também pelas talhas e painéis indicativos das lojas e ateliers feitos por Edvaldo Pereira da Silva, o "Palito", um dos artistas - é entalhador - que só a ambiência do Pelourinho permite surgir do povo e viver como povo.

Os letreiros, painéis e talhas, da sobrevivência de "Palito", não são a sua arte. Negro, com profunda influência dos cultos afro-brasileiros, ele procura retratar nas suas obras as figuras que fazem parte deste universo identificado com sua própria vida. De família pobre da cidade de Nazaré das Farinhas, no Recôncavo baiano, 23 anos, desde os 10 manos trabalha com madeira. Com a transferência da sua família para Salvador, em 1965, ele fixou-se no Maciel, onde começou a trabalhar como ajudante de marceneiro.

(AGAMENON ANDRADE)

Onde e o que estará fazendo "Palito"? O que terá feito com e contra ele essa Cidade da Bahia ... tão triste, apesar de todas as suas máscaras da alegria, e tão dessemelhante com seus veus transparentes e solares de uma suposta e enganadora 'democracia racial'?

Nenhum comentário:

Postar um comentário