domingo, 4 de julho de 2010

MUNDO VASTO MUNDO DE 04 DE JULHO - TIMOR-LESTE

NOTÍCIAS LUSÓFONAS, 3 de julho de 2010.

TIMOR LESTE

Helena Pires eleita para o comité da ONU contra a discriminação das mulheres



Maria Helena Pires, fundadora da Rede de Mulheres de Timor-Leste, foi eleita para o Comité da Convenção das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), anunciou hoje o Governo timorense.


A eleição foi saudada pelo Presidente da República, José Ramos-Horta que, em carta de felicitações que lhe dirigiu, afirma “a profunda convicção de que é uma profissional respeitada, com boas qualidades humanas e uma grande determinação na promoção dos direitos das mulheres”, defendo que a “sua associação ao Comité da CEDAW poderá ser de muito préstimo”.

Segundo Ramos-Horta, Maria Helena Pires “tem uma profunda compreensão dos assuntos relacionados com as mulheres, adquirida através de numerosas responsabilidades assumidas no Parlamento Nacional, no sistema da ONU, no Governo e em organizações da sociedade civil”.

No dia 28 de Junho, em Nova Iorque, Maria Helena Pires foi eleita para o Comité da CEDAW, devendo iniciar o seu mandato, de quatro anos, no dia 1 de Janeiro de 2011.

A eleição foi também recebida com regozijo pelo Governo, em comunicado assinado pelo seu porta-voz, Ágio Pereira: “Vem dar mais uma oportunidade a Timor-Leste para ter uma voz no palco internacional, podendo assim oferecer uma perspetiva timorense e beneficiar da experiência internacional ao nível dos direitos das mulheres”.

Considerando-a “uma das muitas mulheres fortes e independentes que emergem como líderes em Timor-Leste, dando mostras de grande motivação e dedicação ao serviço do povo”, Ágio Pereira transmitiu à eleita os parabéns pelo seu novo cargo e a “profunda gratidão por tudo o que já fez em prol de uma mudança palpável para a Nação”.

Maria Helena Pires é actualmente assessora sénior do vice-primeiro ministro Mário Carrascalão e tem uma vasta experiência de trabalho na melhoria do acesso das mulheres à justiça, à saúde e à participação política, tendo sido coordenadora nacional do Programa UNIFEM.

Timor-Leste ratificou a Convenção CEDAW em Abril de 2003, em 2008 criou a Secretaria de Estado para a Promoção da Igualdade (SEPI), para promover a igualdade do género, e em Maio deste ano aprovou a primeira Lei da Violência Doméstica.

O Comité CEDAW foi estabelecido em 1982, para acompanhar os progressos sobre a igualdade do género nos 186 países que ratificaram a Convenção das Nações Unidas sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, de 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário