sexta-feira, 2 de julho de 2010

ARTISTAS DO PELOURINHO (1980) (13) – Iraquitã Sá

ARTISTAS DO PELOURINHO (1980) (13) – Iraquitã Sá

Nome – Iraquitã Sá
Endereço em 1980 – Rua Alfredo Brito, 41
Especialidade – Pintura


Fonte - revista Monumento, Salvador, Governo do Estado da Bahia, Fundação do Petrimônio Artístico e Cultural da Bahia,vol.1, n. 10 de dezenbro de 1980, pp. 10-19

IRAQUITÃ SÁ TROCOU A CHUTEIRA PELO PINCEL, NÃO SE ARREPENDEU

Ex-jogador de futebol, Iraquitã Castro de Sá, ou simplesmente Iraquitã Sá, como costuma assinar seus quadros, há muito tempo trocou as chuteiras pelo pincel. Iraquitã começou sua carreira mcomo pintor em 1972, com apenas 19 anos, no Atelier 7, no Pelourinho, onde ficou "por três ou quatro anos". Atualmente [1980] está na Galeria dos Pintores Primitivos ou "Galeria do Beto", também no Pelourinho. Já participou de diversas exposições, inclusive fora da Bahia, no Rio e em São Paulo. No final de 76 recebeu o prêmio em dinheiro, da Galeria Bahia, em Ipanema, no Rio. Mais recentemente, em outubro de 78, recebeu a menção honrosa do Museu da Cidade, concedida pela Pousada do Carmo. E em outubro deste ano [1980], realizou uma exposição em Minas Gerais.

No dia 7 de setembro de 1953, enquanto todo mundo corria para ver a comwmoração da Independência, Iraquitã nascia, em casa, com o auxílio de uma parteira, fllha de escravos, em Salvador, no Pelourinho - casa 18, onde mora até hoje [1980]. Antes de comneçar a pintar, jogava futebol. Jogou nos juvenís do Bahia e do Vitória e nos times profissionais do Galícia e do São Cristóvão. Isso, até perceber que não era esse o seu caminho. "Nâo gostava do ambiente, havia muita ambição, ferocidade mesmo.

(MARIA DE FÁTIMA MACHADO)

E hoje (2010), quase sessentão, onde estareá e o que estará fazendo Iraquitã Sá?

O que Salvador terá feito contra ele e a favor dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário