domingo, 1 de maio de 2011

MUNDO VASTO MUNDO - MANAUS CHUVOSA

MUNDO VASTO MUNDO - MANAUS  (BRASIL) CHUVOSA
Amazônia

Volume de chuva em abril de 2011 em Manaus é quase o dobro da média histórica para o mês


Intensidade de chuvas na capital do Amazonas aumentou, enquanto que o número de dias chuvosos diminuiu


Manaus, 29 de Abril de 2011

Elaíze Farias

Chuva recorde registrada nesta sexta-feira em Manaus provocou alagações em vários bairros da capital (Antônio Menezes)


O volume de chuvas no mês de abril em 2011 é quase o dobro da média histórica para o mês.

Até às 14h desta sexta-feira (29) já havia chovido 513 milímetros em Manaus em abril, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A média para o mês é de 311 milímetros. Somente nesta sexta-feira, até às 14h, choveu 114 milímetros, superando a marca do último dia 27, quando choveu 96 milímetros. A próxima medição do Inmet acontece às 20h.

Como a previsão é de mais chuva para este sábado (30), é provável que a marca dos 513 milímetros seja superada.

A chefe do 1º Distrito do Inmet, Lúcia Gularte, disse que mais pancadas de chuva “sem trégua” estão previstas para a Manaus.

O tempo chuvoso não se limitará à capital amazonense e à região metropolitana.

Municípios amazonenses como São Gabriel da Cachoeira, Fonte Boa, Parintins, Tefé, Coari, Benjamim Constant, Itacoatiara, Manicoré, Eirunepé são alguns que estão chuva acima da média.

Uma situação climatológica que chama a atenção é que, embora as chuvas continuem intensas, o número de dias chuvosos está diminuindo. “A média de períodos com chuva em abril em Manaus é de 23 dias. Mas este mês o número de dias chuvosos diminuiu. Ou seja, aumentou a intensidade de chuvas. Isso são eventos extremos causados pela variedade climática e ilhas de calor provocadas pela urbanização da cidade”, disse Lúcia.

Segundo a chefe do Inmet, a grande intensidade de chuva ainda é reflexo do fenômeno La Niña, cuja intensidade começa a se enfraquecer mas persistirá até junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário