domingo, 1 de maio de 2011

CRÔNICA DOMINICAL DE 1º DE MAIO/2011

CRÔNICA DOMINICAL DE 1º DE MAIO/2011
DOMINGO   DIA   SAUDÁVEL
Cavaleiro marginal lavado em ribeirão
Cavaleiro negro que viveu mistérios
Cavaleiro e senhor de casa e árvores
Sem querer descanso nem dominical
(“Paisagem da janela” – Lô Borges e Fernando Brant)

Vicente D Moreira
Hoje é Primeiro de Maio, Dia do Trabalho, Dia do Trabalhador – feriado, aqui e ali, que tem longo história a sustentá-lo e justificá-lo. Hoje também é domingo, mas trabalhadores e diversos outros interessando gostariam que esse importante feriado acontecesse em  qualquer outro dia da semana – menos domingo. Pois domingo  é o dia que a maioria  dos trabalhadores dedica, por direito,  ao decanso, ao lazer; tanto que para quem trabalha aos domingos é assegurado um dia de descanso, de folga, durante a semana.
O idioma inglês criou a palavra workaholic para tipificar alguém que não consegue parar de trabalhar nem mesmo aos domingos. Trata-se de uma composição entre work (trabalho) + aholic (alcoólico, alcoolista). Logo, o (a) workaholic é uma pessoa patologicamente viciada em trabalho que, por força desse vício, dessa - por assim dizer - 'doença', não quer descansdo nem dominical. Uma pessoa diagnosticada  como doente e, portanto,  necessitada  de terapia, cuidados e tratamento.
Primeiro de Maio de 2011, um domingo. Este é um dia, um sinal que nos chama à coerência com o que pensamos que talvez deva ser o domingo: leitura, diversão, lazer, recreação, ludicidade … e até mesmo dia de acordar (mais) tarde.  Esta (breve) crónica é a última de uma série de dezenas assim em homenagem a este belo e saudável dia da semana chamado Domingo.
Mas isto não quer dizer que cassamos o domingo (dia e assunto/tema) do nosso Blog. Ele poderá aparecer como tema urbano ... as cidades aos domingos, numa perspectiva menos literária.
Aos domingos, doravante, nosso blog postará apenas contos e poesias que girem em torno do tema cidade. É o nosso descanso dominical. Sim, prossegue MUNDO VASTO MUNDO com notícias atuais sobre cidades de qualquer tamanho e de qualquer lugar
Muito Obrigado.

Vicente


Nenhum comentário:

Postar um comentário