sexta-feira, 13 de maio de 2011

DANÇA COM LOBOS: a rua dos meninos e meninas de rua


DANÇA COM LOBOS: a rua dos meninos e meninas de rua

Joselita Nena Macedo Filha



LANÇAMENTO HOJE, SEXTA 13 MAIO, 17 HORAS  - SALVADOR

CAFÉ PRIMAZ
RUA LEOVIOGILDO FILGUEIRAS, 270 (DOROTÉIAS)
BAIRRO - GARCIA
SALVADOR - BAHIA - BRASIL

Em 2009, a escritora, arquiteta e educadora social Joselita Nena Macêdo Filha, foi contemplada no Programa BNB de Cultura na área de literatura para edição, impressão e lançamento da sua tese de mestrado DANÇA COM LOBOS – A rua dos meninos e meninas de rua. Escrita na primeira metade da década de 1990, traz uma vasta pesquisa de convivência das crianças e adolescentes que ocupavam as praças da Piedade (Praça 13 de Maio) e do Relógio de São Pedro em Salvador, Bahia, Brasil, destacando-se a atenção para a relação que estes grupos têm com o espaço urbano em que vivem. A Praça da Piedade em Salvador na Bahia foi utilizada como suporte para investigação e não como estudo de caso em si. Serviu como ponto de partida. Foi a partir das redes de contato e atuação que os meninos e meninas desenvolviam com/no espaço urbano, que se definiu o espaço estudado.


O ineditismo da tese está na abordagem transdisciplinar, que revela um posicionamento explícito da autora. Muito mais do que um artigo acadêmico, é um relato do cotidiano social dos grandes centros urbanos, apresentado com delicadeza, personalidade e um incrível ritmo narrativo – um romance sóciopolítico-educativo. O livro foi prefaciado pelo Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrosio, para quem “A metodologia de pesquisa de suporte é absolutamente adequada e rigorosa. A análise intertextual do filme Dança com Lobos e seus registros de experiência com meninos e meninas de rua foi extremamente feliz e original e deu à obra uma abrangência que vai muito além de um estudo sobre crianças de rua. É um estudo do encontro do ser humano com o outro diferente, o momento essencial da existência.”

Este conteúdo transdiciplinar é fonte de muitos estudos acadêmicos nas áreas de arquitetura, urbanismo, pedagogia e psicologia, e mesmo após 15 anos de sua realização continua atual e impactante. Esse estudo possibilitou o entendimento de como os elementos constitutivos do espaço urbano contribuem para a construção da identidade dos meninos e meninas de rua. Como consequência da construção dessa identidade é que se compreende um movimento que pode enriquecer o saber arquitetônico: a casa foi para a rua e a rua foi para a casa.

O livro será distribuído para universidades e organizações sociais que atuam na defesa e proteção da criança e do adolescente, além de ser vendido atrás do blog: www.livrodancacomlobos.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário