segunda-feira, 4 de junho de 2012

TOTENS ... OS PROFETAS DO ALEIJADINHO

 TOTENS URBANOS

OS PROFETAS DO ALEIJADINHO

CONGONHAS DO CAMPO 

  MINAS GERAIS - BRASIL


 


 (Antonio Francisco Lisboa - o "Aleijadinho")
[1730 - 1814]








lista alfabética
busca
       



obras
definição/histórico
fontes de pesquisa




sugestões


Profetas do Aleijadinho         Definição
 
Entre os anos de 1800 e 1805, sexagenário e bastante 
enfermo, o artista mineiro Aleijadinho (1730-1814),
 realiza o conjunto de esculturas monumentais 
que marcaria definitivamente sua obra. Seu último 
projeto de vulto, os 12 profetas em pedra-sabão de 
tamanho quase natural, feitos para o adro dianteiro 
do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de
 Congonhas do Campo, em Minas Gerais, são um dos
 exemplos mais contundentes do desenvolvimento do  
barroco no Brasil, e talvez a sua última 
grande manifestação.



O santuário mineiro começa a ser construído como
 pagamento de uma promessa feita pelo fiel
 português Feliciano Mendes em 1757. 

Espelhando-se no Santuário do Bom Jesus 
de Braga, Mendes, o primeiro ermitão,1 escolhe
 o Morro do Maranhão para edificação da nova
 igreja com o objetivo de transformá-lo em local 
de devoção à via-sacra de Cristo. Somente em 1796, 
na administração de Vicente Freire de Andrade, 
Aleijadinho é chamado a colaborar na obra.
 Com a assistência de auxiliares, executa até
 1799 as 64 figuras em madeira, em tamanho 
natural, destinadas às seis capelas dos Passos 
da Paixão. Nesse ano solicitam-lhe as 12 esculturas 
em pedra-sabão, representando os profetas, 
destinadas à ornamentação do adro do santuário. 
Aleijadinho é responsável apenas pela parte 
 escultórica do pátio, sendo o projeto arquitetônico 
de responsabilidade de Tomás de Maia Brito. 
Análises técnicas revelam que pela concepção 
 arquitetônica original do adro as estátuas
 deveriam ter dimensões menores e serem 
colocadas em posição frontal. Aleijadinho 
transcende os dados previstos na arquitetura e
 cria um novo espaço subordinado à 
 movimentação e ao tamanho de suas
 esculturas.

O conjunto de 12 profetas de Congonhas do Campo
 configura-se como uma das séries mais completas,
 da arte cristã ocidental, representando profetas.
 Estão presentes os quatro principais profetas do 
Antigo Testamento - Isaías, Jeremias, Ezequiel e 
Daniel, em posição de destaque na ala central da 
escadaria - e oito profetas menores, escolhidos por
 um clérigo segundo a importância estabelecida 
na ordem do cânon bíblico. Nos três planos do 
átrio, esculturas ordenam seus gestos simetricam
ente em relação ao eixo principal da composição.
 Abrindo a representação, estão Jeremias e Isaías de
 frente e atrás deles, no primeiro patamar, Baruc e
 Ezequiel. No terraço do adro encontram-se Daniel e
 Oséias, de perfil. Mais além, Jonas e Joel dão-se as 
costas e, finalmente, nos ângulos curvilíneos do pátio,
 Abdias e Habacuc erguem um dos braços, e nas 
extremidades do arco Amós e Naum apresentam-se
 de frente. Organizado segundo um jogo de 
correspondências, os profetas formam um 
conjunto unitário e ao mesmo tempo diversificado 
 em suas partes, em perfeita organização cenográfica. 
Apesar da força expressiva de cada peça, é na 
comunicação estabelecida pela visão do 
grupo que a eloqüência de cada gesto 
atinge sua plenitude, como num ato de balé.






Analisadas individualmente, as figuras
 dos Profetas em Congonhas do Campo
 apresentam deformações anatômicas 
ou acabamentos desiguais que indicam 
a colaboração doateliê de Aleijadinho. 
No entanto, a força do conjunto
 e seu poder de integração superam 
as avaliações individuais das obras.
 Sobre a iconografia das imagens,
 o historiador francês German Bazin 
aponta uma série de gravuras florentinas
 anônimas do quattrocento
 como fonte do artista mineiro. Em suas 
esculturas encontram-se o mesmo traço
 goticizante, como os panejamentos
 quebrados e em ângulos retos, e
 os elementos exóticos, como os barretes 
em forma de turbante "à moda turca". 
No entanto, é preciso  ter em vista que a
 iconografia profética é cunhada na
 Idade Média, momento em que a
 representação dos profetas aparece 
sempre com o filactério (faixa 
de pergaminho com passagens bíblicas) 
e com a  gesticulação eloqüente e vivaz. 
A pintura flamenga, em fins da era medieval, 
introduz os elementos "orientais" 
nessa iconografia. São comuns profetas
 com vestimentas exóticas na arte portuguesa
 entre 1500 e 1800, como é o caso das figuras 
no Santuário de Braga.2


Pelo menos dez dentre os 12 profetas
 apresentam o mesmo tipo fisionômico 
jovem de traços elegantes com rostos 
estreitos, bochechas encovadas e maçãs do 
rosto salientes, barbas aparadas e longos
 bigodes.  

Apenas Isaías e Naum são envelhecidos 
e de bardas longas. Também no que diz 
respeito às vestes, todos trajam
 túnicas longas ou curtas cobertas com 
pesados mantos bordados nas bordas - 
à exceção de Amós, o profeta-pastor 
que traz manto semelhante aos casacos
 de pele de  carneiro e gorro usado por
 camponeses da região do Alentejo. 

A escultura de Daniel com o leão 
a seus pés destaca-se do grupo.
 Muitos acreditam que, pela perfeição
 de seu acabamento, é uma das únicas
 esculturas inteiramente
 realizada pelo mestre mineiro.

Notas
1 Indivíduo que cuida de uma ermida (pequena igreja ou capela em 
lugar ermo ou fora de uma povoação).
2 Na tentativa de buscar novas fontes para os profetas de 
Congonhas, o estudioso Robert Chester Smith observa que em 
Portugal, nos séculos XVII e XVIII, há numerosos exemplos de f
iguras orientais do Velho Testamento em azulejos policromados 
e em escultura, possivelmente conhecidos pelo Aleijadinho.


Atualizado em 21/11/2005 



Biografia 
 
Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em 
Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais
 sobre esta data). Era filho de uma escrava com
 um mestre-de-obras português. Iniciou sua 
vida artística ainda na infância, observando o t
rabalho de seu pai que também era entalhador. 

Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver
 uma doença degenerativa nas articulações.
 Não se sabe exatamente qual foi a doença, 
mas provavelmente pode ter sido hanseníase 
ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi
 perdendo os movimentos dos pés e mãos.
 Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas 
em seus punhos para poder esculpir e entalhar. 
Demonstra um esforço fora do comum para 
continuar com sua arte. Mesmo com todas as
 limitações, continua trabalhando na construção 
de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. 
Na fase anterior a doença, suas obras são
 marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. 
São desta época a Igreja São Francisco de Assis,
  Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões
 (as duas na cidade de Ouro Preto). 

obra de Aleijadinho Profeta Daniel (pedra sabão), 
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)

Já com a doença, Aleijadinho começa 
a dar um tom mais expressionista às suas  
obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas
 Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, 
da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, 
na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho
 artístico formado por 66 imagens religiosas
 esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, 
é considerado um dos mais importantes e 
representativos do barroco brasileiro. 
obra de Aleijadinho Carregamento da Cruz  (escultura 
em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
 (Congonhas-MG)

A obra de Aleijadinho

A obra de Aleijadinho mistura diversos
 estilos do barroco. Em suas esculturas
 estão presentes características do rococó
 e dos estilos clássico e gótico. Utilizou 
como material de suas obras de arte,
 principalmente a pedra-sabão, 
matéria-prima
 brasileira. A madeira também foi utilizada 
pelo artista.

Morreu pobre, doente e abandonado na cidade
 de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). 
O conjunto de sua obra foi reconhecido como
 importante muitos anos depois. Atualmente, 
Aleijadinho é considerado o mais importante 
artista plástico do barroco mineiro.

Principais obras de Aleijadinho:
Talha
- Retábulo da capela-mor da Igreja de 
São Francisco em São João del-Rei
- Retábulo da Igreja de São Francisco
 de Assis em Ouro Preto
-  Retábulo da Igreja de Nossa Senhora
 do Carmo em Ouro Preto 

Arquitetura
- Projetos de fachadas de duas igrejas
 (Igreja de São Francisco em São João del-Rei
 e Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto). 

Esculturas
- Os profetas de Congonhas do Campo
((Santuário do Bom Jesus)


Aleijadinho.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário