domingo, 3 de junho de 2012

MAZUI - NOSSO MUNDO SUSTENTÁVEL DE BEM COM A URNA

[fonte - ZH, Zero Hora//Nosso Mundo. , 13 de fevereiro de 2012]

NOSSO MUNDO SUSTENTÁVEL
DE BEM COM A URNA

 
  GUILHERME MAZUI
 
Um movimento pretende transformar as eleições municipais em um marco para o desenvolvimento responsável no país.Ao conscientizar partidos, candidatos e eleitores, o Programa Cidades Sustentáveis tenta impulsionar uma mudança de atitude a partir da escolha dos prefeitos nos 5,5 mil municípios brasileiros.
 
Lançada em agosto,em São Paulo,a mobilização entra 2012 com a campanha publicitária Eu Voto Sustentável, dona de uma mensagem bem clara:
 
– Candidato: ou você recicla suas ideias, ou a gente recicla o voto. O coro em favor de políticos comprometidos com a causa é reforçado em anúncios de jornal e rádio, feitos em parceria com a agência DPZ e estrelados por celebridades como a atriz Beatriz Segall, o tetracampeão Raí e a ex-jogadora de vôlei Ana Moser.

–Votar sustentável é escolher um candidato disposto a repensar a economia e as fontes de energia de sua cidade, a melhorar a mobilidade e a educação,a preparar um base sólida para as futuras gerações.É um assunto que precisa ser debatido nas eleições para esclarecer o cidadão – esclarece a socióloga Maria Alice Setubal, participante da campanha e presidente do conselho de administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação,Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
 
As peças pressionam pela adesão ao Programa Cidades Sustentáveis,criado pelo tripé Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentá-Motor de um movimento por cidades amigas do ambiente, a campanha Eu Voto Sustentável quer disseminar entre candidatos e eleitores as diretrizes para um desenvolvimento responsável 

ZH www.zerohora.com/nossomundo  veis e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. São organizações preocupadas com o desequilíbrio causado pelo crescimento urbano – metade da população mundial vive em cidades, marca que deve chegar aos 70% em 40 anos.

Para encaminhar um desenvolvimento que case os pilares ambiental, social e econômico, a mobilização convida partidos e pré-candidatos a prefeito a assinar uma carta na qual assumem compromissos em troca do selo da campanha. Em caso de vitória, os eleitos terão 90 dias após a posse para apresentar um diagnóstico e um plano de metas verdes para quatro anos.

– O documento permite uma avaliação objetiva do prefeito, que incorpora a sustentabilidade ao mandato, na grande metrópole ou no pequeno município do interior. Se ele não cumprir as metas, será cobrado – destaca o empresário Oded Grajew, coordenadorgeral do programa. Como o tema ainda é arisco na política, a iniciativa tem caráter pedagógico. Baseada em 12 eixos, como planejamento urbano, educação, economia e mobilidade, reúne mais de 300 indicadores para orientar a confecção dos planos de metas, com relatórios padronizados para prestação de contas, além de apresentar exemplos de sucesso no país e no Exterior.

Grajew e sua equipe confiam que o programa, somado à força das redes sociais e ao eco trazido pela Rio+20, em junho, garantirão uma nova onda verde, como nas eleições presidenciais de 2010, com Marina Silva. Desta vez, o desejo é ver a sustentabilidade com força para decidir os pleitos, feito que o cientista político Antônio Celso Alves Pereira ainda acha difícil.

– Na política é perigoso ser definitivo. Segurança, educação e os problemas localizados das cidades devem monopolizar as discussões durante a campanha. Quem sabe (a sustentabilidade) tenha mais peso nas grandes cidades, onde o assunto é mais difundido – prevê Pereira, professor das universidades federal e do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ e UERJ). guilherme.mazui@zerohora.com.br
 
FIQUE LIGADO
www.cidadessustentaveis.
org.br
 

YOUTUBE
http://verd.in/xkpn
 
FACEBOOK
www.facebook.com/
plataformacidadessustentaveis
TWITTER
twitter.com/cidsustentaveis


Oded Grajew Coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis Empresário atuante no terceiro setor, idealizador do Fórum Social Mundial, Oded Grajew é uma das cabeças por trás do Programa Cidades Sustentáveis.  


Para ele, sensibilizar a sociedade cria o ambiente propício para o desenvolvimento responsável no municípios brasileiros.

Por telefone, ele conversou com o Nosso Mundo.
 
Nosso Mundo – Quais os méritos do Programa
Cidade Sustentável?
 
Oded Grajew – O programa coloca na agenda nacional o conceito de cidade sustentável.Depois,faz com que as cidades adotem essa agenda, com indicadores, metas e ferramentas para o prefeito implementar seus planos. O programa também gera um documento que
ajuda a sociedade a avaliar o desempenho do candidato eleito,que dá instrumentos de avaliação objetivos.

NM – Em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab
apresentou metas e vem sendo cobrado por não
cumpri-las. É um exemplo do poder de um compromisso assinado?

Grajew – Em São Paulo, todo o prefeito é obrigado, por força de lei, a apresentar um plano de metas. O Kassab fez por força de lei, não por causa da nossa campanha. Só que, até agora, ele cumpriu muito pouco do que prometeu e vem sendo cobrado, com avaliação baixa da sua gestão.

NM – A sustentabilidade será um tema relevante
nas eleições municipais?
 
Grajew – Com certeza,pois hoje é assunto na agenda mundial.Em junho,o Brasil receberá a Rio+20 em meio à campanha eleitoral,o que dará mais peso para o tema.Aquele candidato que não prestar atenção no assunto, perderá espaço.

NM – Mas teremos outra onda verde, como foi
o caso de Marina Silva em 2010?
 
Grajew – A Marina teve cerca de 20 milhões de
votos na campanha para presidente. Mostrou que o
assunto já está na agenda nacional e vai ser reforçado pela Rio+20.Na esfera nacional,PPS e PT já aderiram ao programa, mas nos estados temos candidatos das principais siglas conosco.

NM – Em termos sustentáveis, em que pontos
as cidades brasileiras pecam?
 
Grajew – Falta planejamento, falta continuidade
nos planos entre uma gestão e outra. E nossas cidades usam conceitos antigos de desenvolvimento, como na questão da mobilidade.Você faz viadutos, abre espaço para carros e aumenta a poluição, estrangula a circulação e a mobilidade. As cidades precisam detransportes coletivos, de ciclovias, de uma planejamento urbano que permita manter as atividades do dia perto de casa. “Nossas cidades usam conceitos antigos de desenvolvimento”

Entenda o Cidades Sustentáveis
 
✔ Oferece aos candidatos a prefeito condições de
elaborar uma agenda sobre sustentabilidade urbana com metas e exemplos bem sucedidos.

✔ Ao assinar a carta compromisso da campanha,
o partido ou pré-candidato assume uma série de
compromissos. Em troca, recebem um selo do programa, que pode ser usado em sua campanha.
Caso seja eleito, o prefeito precisará:
 
✔ Em até 90 dias após a posse, apresentar um
diagnóstico com viés sustentável sobre a situação
do município em áreas como mobilidade, planejamento e economia.

✔ No mesmo período, estabelecer um Plano de Metas, que contemple os 12 eixos da plataforma, para os quatro anos da gestão*.

✔ Atualizar e divulgar os indicadores das propostas no final de cada ano da gestão.

✔ Publicar e apresentar em audiência pública, ao
final do segundo ano do mandato, um relatório com os indicadores e um balanço do plano de metas.

✔ Faltando até cinco meses para o final do mandato, atualizar o balanço do plano de metas e apresentá-lo em audiência pública.
__________________________________

*O plano de metas poderá ser revisado no final do
primeiro ano da gestão, com notas explicativas.

_______________________________
Os 12 eixos do programa:

✔ Consumo responsável e opções de estilo de vida
✔ Economia local, dinâmica e sustentável
✔ Educação para sustentabilidade
✔ Cultura e sustentabilidade
✔ Planejamento e desenho urbano
✔ Gestão local para a sustentabilidade
✔ Equidade, justiça social e cultura de paz
✔ Bens naturais comuns
✔ Governança
✔ Do local para o global
✔ Ação local para a saúde
✔ Melhor mobilidade, menos tráfego
 
Cada eixo sugere uma agenda. Eis alguns tópicos para o item Melhor mobilidade, menos tráfego:
 
✔ Aumentar a parcela de viagens realizadas
em transportes públicos, a pé ou de bicicleta.
✔Acelerar a transição para veículos menos poluentes.
✔ Reduzir o impacto dos transportes sobre o ambiente e a saúde pública.
✔ Desenvolver um plano de mobilidade urbana integrado e sustentável.
 
O compromisso  pode ser muito bom para quem foi fiel e ruim para quem não o cumpriu RAÍ OLIVEIRA Tetracampeão e ativista do programa
Reduzir as viagens individuais e incentivar os transportes coletivo e alternativo.

Planejar a cidade com equilíbrio entre ambiente e economia Incluir a sustentabilidade nos currículos escolares e garantir o ensino de qualidade Evitar o desperdício e promover reutilização, reciclagem e
comércio justo

Nenhum comentário:

Postar um comentário