sábado, 10 de setembro de 2011

TÓTENS URBANOS - CRISTO REDENTOR - RIO

CRISTO REDENTOR

RIO DE JANEIRO - BRASIL




Lembro tão vivamente como se hoje fora, faz mais de dez anos, numa manhã de sábado como essa, o Rio de Janeito sem nebulosidade (pasmem!)  abria os braços para acolher e abraçar   mais um avião. Estava eu me preparando para pousar e a aeronave fazia voltas (seguras, claro!) em torno do Cristo Redentor. Creio que aguardávamos ordens de pouso vindas da torre de controle, em terrai. De repente eu e, diferentemente de mim, alguns sacrílegos que insistiam em continuar dormindo (pecado mortal!) sobre a Guanabara, todos nós enfim começamos a ouvir  Jobim cantando  o SAMBA DO AVIÃO - gesto  da sensibilidade sonoplástica e musical do comandante da tripulação. Eu me pus  a chorar de emoção. Recostos das poltronas alinhados em posição vertical, ainda assim e sob os olhares  reprovadores das aeromoças e comissários, levantei-me um pouco e olhei para trás para ver se além de mim e de meus vizinhos de poltrona (o avião estava cheio), havia mais algumas "manteigas derretidas". Sim, todos e todas também choravam, sem pudor, acanhamento ou   sem medo de ser feliz.  E contorciam  pescoço e ouvidos  para ver, lá embaixo,  o Cristo Redentor e para ouvir, cá em cima,  o  SAMBA DO AVIÃO, do genio Tom Jobim.

Vicente Deocleciano Moreira

Ouçaomos, pois, o SAMBA DO AVIÃO:



SAMBA  DO  AVIÃO


Composição: Antônio Carlos Jobim

Eparrê
Aroeira beira de mar
Canôa Salve Deus e Tiago e Humaitá
Eta, costão de pedra dos home brabo do mar
Eh, Xangô, vê se me ajuda a chegar

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana

Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário