sexta-feira, 16 de setembro de 2011

MOBILIDADE ... (20) - COPA DO MUNDO A 1000 DIAS


MOBILIDADE URBANA: PROBLEMA ANTIGO, NOVOS DESAFIOS (20)

COPA DO MUNDO A 1000 DIAS

Vicente Deocleciano Moreira


Até o momento, nenhum assunto tratado por este Blogue obteve tantas postagens como este MOBILIDADE URBANA: 20 postagens/

Influência do clima COPA DO MUNDO/2014? Não creio. Mas tenho  que reconhecer que - apesar de os problemas de mobiliddade urbana no Mundo e especialmente no Brasil sejam mais antigos do que podemos imaginar -  esse clima deu visibilidade a este grave  problema urbano, nas mídias e nas conversas brasileiras.

Hoje, em muitas cidades, moradores de diversos bairros estão adotando a mobilidade urbana como bandeira das lutas pela melhoria da qualidade da vida urbana. Não só isso. Mobilidade Urbana transformou-se um indicador quali-qualtitativo de Saúde / Qualidade de Vida.

Técnicos, populações, autoridades estão lendo sob a ótica da mobilidade urbana acidentes como os que ocorreram - por exemplo - em Buenos Aires (Argentina): dois acidentes sobre trilhos numa mesma semana com vítimas fatais; como por exemplo o acidente com o bondinho de Santa Tereza ((Rio de Janeiro - Brasil) também com vítimas fatais.

E o engavetamento rodoviário histórico (Rodovia dos Imigrantes) de 300 veículos ocorrido ontem em São Paulo com uma morte?

Acompanhemos, pois, o que será denunciado e o que será solucionado    (em termos de mobilidade e de outros problemas urbanos) ao longo desses mil dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário