terça-feira, 20 de setembro de 2011

MOBILIDADE URBANA ... ((22)

MOBILIDADE URBANA: PROBLEMA ANTIGO, NOVOS DESAFIOS (22)



Vicente Deocleciano Moreira

1

Estamos no segundo dia da SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO (Brasil), cuja abertura (nacional), domingo passado, foi assinalada pelo ritual de  uma passeata na orla de Salvador (capital da Bahia) com a presença de autoridades (inclusive o governador e o prefeito daquele município).

Salvador foi escolhida por apresentar o expressivo índice de 2.000 óbitos/ano provocados pelo trânsito - um recorde nacional.

2

A capital baiana  esteve travada sexta última pela manhã pelo protesto de motoristas de ônibus contra a TRANSALVADOR, órgão municipal gerenciador do trânsito. Esses profissionais protestavam contra o excesso de multas aplicadas pelo mencionado órgão e, inviabilizaram o movimento de veículos nas principais e mais concorridas artérias da cidade (Avenida Paralela, Bonocô e outras) cumprinsdo o rigor da lei: parando  em todos os pontos e estações e circulando sempre pela direita causando  em filas intermináveis.

Jornais da capital baiana, que circularam hoje (20 de  setembro/2011), estão noticiando que - após dois meses de abstinência - na próxima sexta (23 de setembro) a TRANSALVADOR votará a praticar blitzes contra motoristas que bebem e depois dirigem.

3

Desde ontem, jornais brasileiros estão anunciando que em 2014, por ocasião da Copa do Mundo de  Futebol - será feriado no jogo de qualquer seleção (não só a brasileira). Claro que tal feriado valerá apenas para a cidade que, naquele dia, estiver abrigando o jogo.

 - Qual a justificativa para esse feriado?
- A redução da quantidade de veículos na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário