quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MOBILIDADE URBANA ... (19)



MOBILIDADE URBANA: PROBLEMA ANTIGO, NOVOS DESAFIOS (19)

Vicente Deocleciano Moreira


Se é verdade que a próxima (2014) Copa do Mundo 'descobriu a pólvora' ao "descobrir", "revelar" e denunciar os velhos graves problemas de mobilidade urbana que - problema antigo -  infernizam o cotidiano de cidades de todos os tamanhos e complexidades ... se isso é verdade o certame futebolístico pode ter trazido luzes novas sobre esse velho problema.

Se também é verdade (mitológica ou histórica) que Ur - fundada por Abraão - foi a primeira cidade construída pelo gênio humano, ela deve ter experimentado lá seus problemas específicos e sincrônicos de mobilidade urbana. O fato é que desde a primeira instalação ecológica urbana - se existiu nessa ordem, Ur ou não - aí começaram os problemas de mobilidade urbana: gente andando pelas ruas, gente caminhando para comprar e vender, cumprir ritos religiosos, afetivos ou festivos ... veículos puxados por animais (carruagens,  carros de boi, carroças, etc) ... nada disso aconteceu sem cusar problemas e, por isso mesmo, sem desafiar a criatividade da spessoas na busca de soluções.

Postagens anteriores deste Bolgue, têm assinalado que, nestes últimos meses de2011 ao menos no  Brasil (possível sede da Copa), diariamente os grandes jornais e outras mídias têm noticiado e denunciado, têm  discutido problemas de mobilidade urbana. "Fiscais" e "observadores" comprometidos com a possibilidade de o Brasil ser a próxima sede do certame mundial têm olhado de helicóptero, nos chamados 'momento de pique', como andam as diversas expressões da mobilidade urbana das cidades que, possivelmente, abrigarão algum evento da Copa. E  não é pra menos. Cidades que abrigam um evento desportivo dessa magnitude recebem populações inteiras de muitas cidades do Brasil sob forma de turistas, visitantes, jornalistas e profissionais outros, delegações desportivas e tantas outras gentes.

Nestes três últimos dias,  chegaram-nos de Salvador (Bahia) notícias (jornais, TV) de que a Prefeitura local planeja colocar sob domínio adiministrativo privado a gestão do Eelevador Lacerda e dos Planos Inclinados (que ligam as 'duas' cidades - a Alta e a Baixa), além de dois dos maiores terminais de ônibus urbanos e suburbanos: a Estação da Lapa (centro antigo) e a Estação de Pirajá (subúrbio rodoviário).



((Eelevador Lacerda)

Segundo o jornal Correio da Bahia (de hoje), O Elevador Lacerda "funciona com apenas duas cabines desde o dia1º de setembro; as outras duas cabines estão quebradas desde o dia 20 de agosto". O Plano Inclinado Gonçalves "não funciona dedse janeiro" . O Plano Inclinado Pilar "está parado desde o final de 2010". O Plano Inclinado Liberdade/Calçada "funcina normalmente, das 7h às 23h, com passagem a R$ 0,15"



(Plano Inclinado Gonçalves)


A licitação, divulga a a Imprensa, está prevista para novembro do corrente ano. E se hoje os usuários pagam 15 centavos cada vez que sobem ou descem, há previsão de que sob gestão privada o Eelevador e os Planos passarão a cobrar (próximo ano) 50 centavos.

O jornal Correio da Bahia (de hoje, 15 de setembro/2011) publica tanto as informações  dos técnicos da Prefeitura:

"Isso inclui a empresa de manutenção das cabinas, a sorveteria Cubana e as outras lijas instaladas no Elevador".

"Os quatro ascensores serão concedidos à mesma empresa e terão a mesma tarifa".

(Plano Inclinado do Pilar)

Publica também a carta de um leitor, a qual passamos a transcrever na íntegra:

"VENDE-SE PATRIMÔNIOS"

Mais uma vez, assistimos aos governantes vendendo nosso patrimônio. Elevador Lacerda, planos inclinados e até mesmo nossas estações serão exploradas comercialmente enquanto o povo sentirá no  bolso os efeitos das concessões. Qualquer dia desses, veremos uma Coca Cola gigante cobrindo a fachada do Elevador ou uma propaganda gigante de empresas de telefonia nos planos inclinados. Talvez neste momento, iremos sentir a dor de ver um patrimônio vendido para particulares.
Márcia dos Santos"


Essas  notícias, nas últimas horas têm ocupado as conversas dos baianos e soteropolitanos (aqueles que nascem em Salvador) mais que os recentes desempenhos de  Bahia e Vitória clubes de futebol que reunem as maiores torcidas  do estado da Bahia.

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