quinta-feira, 1 de setembro de 2011

LISBOA - AS PRAÇAS NAS CIDADES DE ORIGEM PORTUGUESA

AS PRAÇAS NAS CIDADES
DE ORIGEM PORTUGUESA 
 perspectivas históricas e contemporâneas

COLÓQUIO
14 E 15 DE NOVEMBRO DE 2011
ISCSP CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA AJUDA
LISBOA - PORTUGAL

ORGANIZAÇÃO
CERURBAN em colaboração com o CAPP-ISCSP

As praças desempenham um papel fundamental na organização das cidades de origem portuguesa. A sua importância está expressa na grande variedade de nomes que existem na língua portuguesa para caracterizar este tipo de espaços públicos. Cada um destes espaços - praças, largos, terreiros, rossios, adros, entre outros - tem atributos distintos, no que se refere às suas origens, funções, tamanhos, características formais, relações com a malha urbana e com os edifícios que nelas se localizam, mas todos partilham do facto de serem locais privilegiados  de deencontro, de troca e de sociabilidade e de desempenharem um papel fulcral na organização urbana das cidades.

O colóquio tem por objectivos reflectir sobre o papel das praças nas cidades de origem portuguesa, numa perspectiva histórica e numa perspectiva contemporânea, na visão de diferentes abordagens disciplinares.

Temas do colóquio

. As praças no urbanismo português e de origem portuguesa
.Origens, processos de desenvolvimento e característica morfológicas das praças
,As funções e o papel simbólico das praças
.As praças na cidade contemporânea
.O papel  das praças na regeneração urbana
.As praças e a gestão da cultura urbana

Participantes no Colóquio

O colóquio destina-se a investigadores, estudantes e profissionais das áreas de Arquitectura, Urbanismo, Geografia, História, Arquelogia, Sociologia, Economia, Comunicação Social ou outras áreas.

As propostas de comunicação, com um mínimo de 2.000 e um máximo de 3.000 caracteres deverão ser enviados até 12 de Setembro  de 2011 para o seguinte endereço: ceurban@ceurban.com

A assistência ao colóquio é livre, devendo os inetressados inscreverem-se até 15 de outubro de 2011 para o seguinte endereço:  ceurban@ceurban.com   

Informações: ceurban@ceurban.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário