quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSAS CIDADES? (8 - FINAL)

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSAS CIDADES? (8 - FINAL)

Pathosurbi

Cidades sustentáveis ... sustentabilidade ... é o que mais se ouve falar e se lê hoje em dia. Estamos beirando o ad nauseum. Mas parece que, ao menos no Brasil e mesmo em exemplos brasileiros mais avançados, a prática urbana está longe desse discurso e ele ainda ecoa como se fora um sonho. Vejam que nos Estados Unidos o modelo de condomínio está superado, faz tempo; lá foge-se dele como o diabo foge da cruz ... antes de tudo porque ele é INSUSTENTÁVEL. Esse termo (INSUSTENTÁVEL) pode ser lido de vários modos ... do jargão técnico ao senso comum da sinonímia elementar como aquilo que não se sustenta.. Não se sustenta em que sentido? Em TODOS os sentidos.

No Brasil, do Oiapoque ao Chuí, andando para trás cidades continuam plantando recursos financeiros nababescos em condomínios horizontais e verticais. Gente vendendo falsa segurança, gente comprando essa segurança como se verdadeira fosse. Gente vendendo falsa liberdade, gente comprando essa liberdade como se verdadeira fosse.

Gente construindo, autorizando, se alegrando e apoiando/autorizando esses condomínios em nome da cidade planejada. Pura desatualização. Gente confundindo a ideia superada da cidade planejada com a URGÊNCIA do planejamento urbano. Muita confusão.

A cidade planejada é um momento cabível no Brasil 50 anos atrás. Estamos andando para trás e, pior, com meio século de atraso ... a ponto de tentarmos resolver (ingenuidade?) na individualidade do condomínio um problema de economia urbana que é coletivo.

A gestão urbana de cidades de países desenvolvidos - velhos ricos que são -está voltando os olhos para as áreas degradadas e os vazios urbanos do velho centro antigo. Cidades brasileiras parecem fugir desse centro e dos demais centros referenciais e de racionalidade urbano-financeira.

E viva o 'novo'!!!

(Cidade Medieval - Montpellier - França)

Há cidades brasileiras em que - pleno século XXI d.C - os condomínios verticais são, na verdade, altas muralhas de espigões próximas uma das outras. Refavelas chiques? Não duvido mas, muralhas por muralhas, prefiro as de Montpellier.

Brasileiros, queremos reiventar na alegria solar dos condomínios (piscinas, academias de ginástica, escolas, shoppings, churrasqueiras, parques infantis, saunas ...) as cidades medievais com seus portões e seus muros; ah, e seus soldados armados e sisudos a passear pelo cimo dos muros. Transporte urbano - esse competente desenhista de territórios - hospitais, escolas e serviços coletivos em geral sobrevivem e, pacientes, esperam extra-muros da cidade-fortaleza. Esperam pelos gentís e alegres condôminos,quando desejarem sair de suas cidades-fortalezas de armadura, escudo e capa; e também de espada em riste, caso tenham porte legal de arma. O automóvel é também uma boa espada ... com ela atacamos, com ela somos às vezes defensivos, com ela ferimos, inutilizamos e matamos; somos feridos, inutilizados e mortos.

O que está acontecendo com nossas cidades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário