460 ANOS DA FESTA DE N.S. DA CONCEIÇÃO (2)
Vicente Deocleciano Moreira
vicentedeocleciano@yahoo.com.br
O Dia de Nossa Senhora da Conceição (da Praia - no caso de Salvador - Bahia - Brasil), sabe-se lá porque me envia às lembranças da poeta portuguesa mundialmente conhecida por Florbela (ou Flor Bela) Espanca, e nome de batismo Florbela D’Alma da Conceição Espanca, nascida em 8 de dezembro de 1894 - também lá (Portugal) Dia de Nossa Senhora da Conceição.
Depois de uma vida afetiva/amorosa cheia de atribulações e decepções, e antes de sucidar-se às duas horas do dia de 8 de dezembro de 1930 em Matosinho (ingerindo frascos de Verona) Florbela Espanca presentou ao mundo lusófono e não lusófono com preciosidades como "Fanatismo" (musicada, no Brasil, pelo cantor cearense Raimundo Fagner):
Minhálma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és se quer razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!
Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!
"Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio do Fim!..."
Décadas depois, os restos mortais são transportados para a Vila Voçosa “a terra alentejana a que entranhadamente quero”.
****
Mas, voltemos à lusófona Salvador. O templo de N. S. da Conceição da Praia foi elevado, pela cúpula da Igreja Católica, à condição de Santuário Mariano Arquidiocesano, pelo Conselho de Presbíteros que aprovou o pedido dos
Diz-nos sobre a importância desta ascenção, o cardeal e arcebispo primaz do Brasil D. Geraldo Magella:
“Esta igreja é o coração da devoção a Nossa Senhora na Arquidiocese de Salvador. Aqui os devotos recebem mais bênçãos espirituais dada a importância que tem o santuário. É mais um título agregado ao templo que, agora, se iguala a grandes santuários do mundo, por exemplo, o de Aparecida (São Paulo), de Fátima (Portugal) e Lourdes (França)”,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário