segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

IPAC - Feira de Cores Sabores – Projeto de Oficina de Valorização Cultural da Feira de São Joaquim

IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

FEIRA DE SÃO JOAQUIM
(Salvador - Bahia - Brasil)



Felipe Dieder estagiário do IPAC

Tão próxima e tão distante. Apenas duas avenidas separam a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador, do Centro de Formação e Acompanhamento Profissional da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), cuja sede fica ao lado do secular prédio da Casa Pia e Órfãos de São Joaquim. No entanto, a maior feira livre da capital baiana, assentada em 34 mil m² e que sintetiza parte da cultura do Recôncavo baiano, acaba ficando distante dos alunos da APAE já que nunca haviam visitado o local.

Foi atentando para a possibilidade de congregar, em uma mesma ação, a valorização do patrimônio material e imaterial da feira com o aprendizado dos alunos da APAE que o arquiteto e museólogo Afrânio Simões Filho propôs um projeto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Intitulado Feira de Cores Sabores – Projeto de Oficina de Valorização Cultural da Feira de São Joaquim com Aprendizes da APAE, a iniciativa foi inscrita e selecionada no edital público do IPAC 2010 para Apoio a Projetos de Valorização do Patrimônio Cultural no Estado da Bahia.

O ponto de partida do projeto foi dado nesta semana, quando divididos em dois grupos e acompanhados por três instrutores – artista plástico, arte-educadora e profissional em computação -, os 40 alunos da APAE conheceram pela primeira vez a feira que já tem quatro décadas naquele local. Antes, desde final do século 19, produtos vindos de dezenas de municípios do Recôncavo, e até do sertão baiano, já eram comercializados na mesma borda da Baía de Todos os Santos, em Salvador, trazidos por barcos e saveiros.

Duas professoras da APAE e dois coordenadores do projeto – a arte-educadora Adelina Rebouças e o museólogo Afrânio – acompanham a visita. “Trouxemos os alunos para que eles apreendam objetos, cores, aromas e a dinâmica da feira”, ressalta Adelina. Pretende-se que essas impressões sejam discutidas depois. “O que for apreendido servirá de base para trabalhos posteriores na técnica artística de mosaicos”, explica a arte-educadora. O projeto terá três etapas. Inicialmente, serão realizadas visitas guiadas à feira, quando acontece o contato com a diversidade e representações culturais. “Desse modo, a feira se torna um verdadeiro campo de estudos”, destaca Adelina. Em janeiro – período de férias dos alunos da APAE – será produzido um blog, no qual serão inclusas notas e imagens acerca das atividades desenvolvidas.

A partir de fevereiro, começa a segunda etapa, com leitura de livros e apresentação de filmes como “A Grande Feira” (1961), do cineasta baiano Roberto Pires – etapa que provocará reflexões sobre as saídas de campo. Posteriormente, os aprendizes da APAE produzirão mosaicos inspirados nas visitas a São Joaquim. Em abril de 2011 o resultado será mostrado à público em exposição.

Segundo a professora da APAE, Sandra Bahia, a possibilidade do edital do IPAC, auxilia e extrapola os muros da associação. “Esses projetos possibilitam maior conhecimento sobre o nosso patrimônio cultural e explorarmos seu potencial. São Joaquim é um local riquíssimo culturalmente e deve ser valorizado. Além disso, é fundamental para o aprendizado dos alunos da APAE”, ressalta Sandra. “Para nós, educadores, essas ações possibilitam explorar outros modos de ensinar, diferentes dos da educação rígida e fechada dos centros tradicionais”, enfatiza Afrânio Simões.

Os editais integram as ações de ‘Política Pública de Patrimônio’ que o IPAC, órgão da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), implanta desde 2007 e que já atingiu cerca de 200 municípios baianos, graças à iniciativa do Governo da Bahia. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Cultura da Bahia. O projeto Feira de Cores e Sabores foi contemplado com cerca de R$ 34,7 mil. Mais informações sobre os editais do IPAC são disponibilizadas através do site www.ipac.ba.gov.br, endereço eletrônico editais@ipac.ba.gov.br e telefones (71) 3117- 6491 ou 3117-6492.

Assessoria de Comunicação – IPAC – em 10.12.2010Jornalista responsável: Geraldo Moniz (1498-MTBa) – (71) 8731-2641 – Texto: estagiário Felipe Dieder
Contatos ASCOM/IPAC: (71) 3116-6673, 3117-6490, ascom,ipac@ipac.ba.gov.br
Acesse: www.ipac.ba.gov.br Facebook: Ipacba Patrimônio Twitter: @ipac_ba
IRDEB | FUNCEB | FPC | Secretaria de Cultura | Governo do Estado da Bahia
IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Institucional | Legislação | Museus e Equipamentos | Preservação | Conservação e Restauro | Notícias | ExpressoBa
Centro Histórico de Salvador, Rua 28 de Setembro, nº 15 - Centro, Salvador-BA - CEP: 40.020-246 - Tel.: 71 3117.6400

Nenhum comentário:

Postar um comentário