quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSAS CIDADES? (1)

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSAS CIDADES? (1)


Pathosurbi


Estamos a poucos dias do começo da segunda década do século XXI. E não nos domina outro sentimento a não ser a perplexidade ante o que está acontecendo, nesse instante, com essa obra monumental do espírito humano chamada cidade.

Até mesmo sob o espírito mitológico da narrativa bíblica, as cidades ocupam lugar destaque no quadro de realizações humanas. Foi exatamente depois do cansaço de tanto construir cidades e da ambição do fazer mais e mais e sempre mais, o imperativo do desejo, humanos decidem construir uma torre - a Torre de Babel - que os levaria aos domínios de Deus.

Depois de funcinar, ao longo dos séculos, como inimitável centro de atração e de aglutinação de variadas massas humanas dos mais diferentes lugares e movidas pelos mais diversos interesses; depois de atrair levas intermináveis de trabalhadores rurais e um sem número de famílias camponesas em busca de trabalho e de melhores condições de sobrevivência; depois de crescer, "inchar" e de ser cenário ativo e privilegiado de lutas, conquistas, derrotas, violências de incontáveis graus de desumanidade, alegrias e tristezas, atos construtivos e destrutivos ... eis que muitas cidades do Mundo e também do Brasil estão diminuindo, 'encolhendo' ... a ponto de áreas urbanas abandonadas estarem sendo transformadas em espaços ecologicamente rurais: fazendas, bosques, etc.

Afinal, O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSAS CIDADES?

Nenhum comentário:

Postar um comentário