sábado, 3 de dezembro de 2011

SALVADOR - 70 ANOS DO MERCADO DAS 7 PORTAS


 70 ANOS DO MERCADO DAS 7 PORTAS


 SALVADOR - BAHIA -BRASIL 


Esta foto foi selecionada para o Google Earth [?] - ID: 2049568
 
AS BELEZAS DO MERCADO 
DAS SETE PORTAS 


Aisele Moreira · Salvador, BA
30/5/2007 · 98 · 8

Com becos estreitos, cheiro forte de temperos, preços populares, produtos de qualidade e bem expostos, pessoas que se cumprimentam o tempo todo, enfim com características próprias o mercado das sete portas se mantém imponente e é um grande centro comercial desde a década de 40. Inaugurado, no bairro das Sete Portas em Salvador e tendo como proprietários os membros da família Pinto de Aguiar, o mercado tem se modernizado com o passar do tempo, sem perder características que lhes são peculiares.

Com gente simples que trabalha para sobreviver, mas sem perder a alegria e a esperança de que o movimento melhore o mercado vai enfrentando o tempo e tendo seus 200 boxes passados de geração para geração. Há algum tempo que o fluxo de clientes no local vem diminuindo o que preocupa muitos comerciantes do local. “A situação aqui melhorou muito em termos de estrutura, mas o movimento anda um pouco devagar. Temos que pagar o aluguel, o condomínio, mas, com esse movimento fica difícil”, diz o feirante Eupidio Alcântara, que trabalha no mercado à 40 anos e é locatário do box 93 onde comercializa cereais.

O gerente responsável pela administração do mercado é Anísio Rodrigues, que trabalha no mercado á mais de 50 anos. Ele,e que eles devem reconhecer istontes s vantagem de ntante e os feirantes tem 20 minutos de tolerancia redito que esse diz que apesar de os locatários reclamarem do valor do aluguel, que fica em torno de R$ 500,00 a depender do tamanho e da localização do box, todas as medidas possíveis para melhorar a qualidade de vida dos feirantes são tomadas e que eles devem reconhecer isto. Diz ainda que os locatários podem contar com a vantagem de não ser cobrada a água, pois, a reserva é feita em um poço e a água é distribuída para todos os boxes, já a energia e a linha telefônica são de responsabilidade do feirante responsável pelo box.

A estrutura foi melhorada segundo os comerciantes e clientes antigos do mercado. Os sanitários são limpos e bem organizados, tem hora certa para o banho, das 17h às 18h30, e um funcionário que fica responsável por manter a limpeza do local. No caso do banheiro feminino a responsável é Neide Almeida, 41, funcionária do mercado á cinco anos. “As pessoas aqui me tratam com muito respeito e me ajudam a manter o banheiro limpo, gosto de trabalhar aqui e acredito que esse mercado ainda vai ficar melhor”, falou Neide com um sorriso no rosto e segurando uma porquinha porta-moeda, que fica sobre uma mesinha localizada próxima à porta. Segundo ela o dinheiro arrecadado no cofrinho é para ajudar a comprar materiais de limpeza, apesar dos mesmos serem fornecidos pela administração, não são suficientes para conservar o banheiro limpinho como ela gosta.

Um estacionamento foi criado para facilitar o carregamento e descarregamento de mercadorias. No inicio o estacionamento era gratuito, mas devido à falta de organização passou a ser cobrada um taxa de um real por hora para o visitante e os feirantes têm 20 minutos de tolerância para carga e descarga, passado esse tempo eles também pagam a taxa de estacionamento. O comerciante de bebidas Everaldo Souza que é locatário do box115 à cinco anos diz que a implantação do estacionamento facilitou muito a vida dos feirantes, mas, que o tempo de tolerância poderia ser maior.

Uma associação de barraqueiros foi criada pelo comerciante Augusto Cerqueira, que vende carnes e cereais no mercado à 20 anos, com o propósito de levar ao conhecimento da administração do mercado, todas as necessidades dos barraqueiros. Algumas reivindicações foram atendidas como é o caso do estacionamento, outras estão passando por um processo de avaliação como a proposta de redução do aluguel.

Um contrato com o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) está sendo fechado, para que o mercado tenha seu espaço publicitário em um dos programas esportivos da rede, a expectativa de Augusto é que isso movimente mais a economia e que o movimento de clientes seja maior.

Hoje os clientes podem contar com a disponibilidade de máquinas de cartões de credito o que facilita na maioria dos casos na hora da compra. Como é o caso de Elvira Araújo, que faz compras de 15 em 15 dias no mercado e diz que os preços populares e as pessoas agradáveis do local é o que mais a motiva a estar sempre visitando o mercado. “Poder comprar com cartões de crédito dentro de uma feira facilita muito a minha vida, adoro as pessoas desse lugar, sou amiga de muitos comerciantes aqui e sempre que posso dou uma passadinha nem que seja só para fazer uma visita”, diz Elvira Araújo, 48, cliente do mercado à mais de cinco anos.

Os antigos clientes também elogiam e fazem questão de demonstrar a satisfação em comprar e passear por entre os becos do mercado como é o caso de dona Luiza Silva, 68, cliente do mercado á aproximadamente 30 anos, faz questão de vir ao mercado todos os sábados para comprar frutas e legumes, diz que são os melhores da cidade.

Com produtos de qualidade, temperos de cheiro forte, carnes e cereais de todos os tipos e vindos de várias regiões da Bahia, o mercado das Sete Portas vai resistindo ao passar do tempo e continua sendo um grande centro comercial da capital baiana. Aos freqüentadores resta apreciar suas belezas e desfrutar das maravilhas que podem encontrar enquanto passeiam pelos becos e boxes do mercado.
comentários
Pablo Reis
 
Parabéns pelo texto, Aisele! O mercado das Sete Portas é uma diversidade cultural grande em Salvador. Foi lá que eu encontrei seu Macaquinho, um senhor maroto, de 82 anos, que alardeia ter 33 filhos. Clique aqui para se impressionar.
Pablo Reis · Salvador, BA 27/5/2007 00:41
sua opinião: subir
Egeu Laus
 
Aisele,
Tu não consegues rapidinho uma imagem pra colocar??
Abraço!
Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 27/5/2007 23:09
sua opinião: subir
Fê Pavanello
 
Pois é... Também senti falta de uma imagem...
:-)
Fê Pavanello · Brasília, DF 28/5/2007 13:53
sua opinião: subir

 
Aisele, o tema mercado é bem legal. Mas acho que vale a pena você dar uma reescrita no texto e publicar novamente. Tem problemas como virgulas demais ou de menos, frases truncadas (como essa aqui: "devem reconhecer istontes s vantagem de ntante e os feirantes tem 20 minutos de tolerancia redito que esse diz que apesar de os locatários..."), etc.
Além disso, faltou o calor humano do local. Acho que vc se preocupou muito com as informações e esqueceu de dar um colorido de mercado a elas. Bem que o mercado merece, pois parece ser um lugar tradicional e bacana. Não fique chateada com minha "crítica". Vai se acostumando, que aqui no overmundo todo mundo pode meter o bedelho no texto de todos.
Um abraço.
Ilhandarilha · Vitória, ES 29/5/2007 19:57
sua opinião: subir

 
Aisele, pois é vou deixar-lhe um recado direto, mas legal a reportagem, uma reportagem mesmo, um abraço andre
Andre Pessego · São Paulo, SP 29/5/2007 20:47
sua opinião: subir
Aisele Moreira
 
muito obrigada pelos comentários de todos e sobre as imagens vou fazer o possivél para colocar uma feita por mim mesma.

Abraços
Aisele Moreira · Salvador, BA 2/6/2007 14:32
sua opinião: subir

 
Aisele, parabéns pela beleza do seu trabalho. As Sete Portas são mesmo mágicas. As Sete Portas da Bahia é também o titulo de um livro de Carybé com desenhos do mestre sôbre as cenas da vida popular da Bahia.
O Egeu sugeriu a colocação de imagens. Recentemente gravei um programa para a TV FTC (tv universitária), tendo como cenário o Mercado Das Sete Portas. Está no Youtube. Na página do Youtube procurar por Carlinhos Cor das Aguas. Não sei colocar o link direto. Se alguém se interessar, dê uma volta por lá e passeie pelo mercado.
É a minha primeira participação no Overmundo, cheio de dedos, calouro e com poucas habilidades no ambiente da informática. Pisando leve!
Beijos,
Carlinhos
carlos carvalho · Salvador, BA 19/9/2007 21:43
sua opinião: subir
Aisele Moreira
 
muito obrigada pelos comentarios, Carlos assim que puder vou dar uma olhadinha nos vídeos. E quanto à falte de experiência, não esquenta não eu também estou estudando ainda e tenho muito o que aprender.
Aisele Moreira · Salvador, BA 20/9/2007 14:40
sua opinião: subir
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário