sábado, 24 de dezembro de 2011

MERCADO DE SIRACUSA - ITÁLIA



Siracusa
.





     Siracusa, cidade e porto da Itália, capital da província de mesmo nome, na costa sudeste da Sicília. É um importante centro turístico, porto pesqueiro e um mercado central para produtos agrícolas.
     Na antiguidade, Siracusa foi a maior e mais importante cidade da Sicília. Entre as ruínas arquitetônicas contam-se um teatro grego, um anfiteatro romano, o altar-mor de Híeron II e a cidadela, do século IV a.C.
     Colonos de Corinto fundaram Siracusa em 734 a.C. No governo de Dionísio I, o Velho, desenvolveu-se como principal potência da Sicília. Declinou sob o domínio romano. Foi invadida sucessivamente pelos vândalos, godos, bizantinos (535), sarracenos e normandos (1085). População (segundo estimativas para 1990), 125.444 habitantes.

Fonte: Encarta em português.





  pelos
 ""Caminho pelos mercados dessa cidade [Siracusa]  em ruínas e meu coração se enche de amor que não consigo identificar ou explicar, enquanto observo o velho de boina de lã preta limpar o peixe para um cliente (ele enfiou o cigarro no canto da boca para segurá~lo, do mesmo jeito que uma costureira mantém a boca cehia de alfinetes enquanto costura; sua faca trabalha nos  filés do péixe com a perfeição de uma devoto )."

(Elizabeth Gilbert - Comer, Rezar, Amar.: a busca de uma mulehr por todas as coisas da vida na Itália, na Índia e na Indonésia. / Eat, Prsy, Love: one woman search for everything across Italy, India and Indonesia / Tradução para o Português de. Fernanda Abreu . Rio de Janeiro : Objetiva, 2008, p.121.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário