sábado, 25 de junho de 2011

AQUÍFEROS URBANOS - PARQUE DO INGÁ - MARINGÁ

AQUÍFEROS URBANOS

PARQUE DO INGÁ

MARINGÁ - PARANÁ - BRASIL

  • Nikkeis têm forte ligação com o Parque do Ingá
  • Edmundo Pacheco - ODIÁRIO, Maringá - Paraná - Brasil, 31-05-2011

A história do Parque do Ingá está intimamente ligada à trajetória da comunidade nipo-brasileira em Maringá. Além de ser o mais belo parque da cidade e ponto turístico do município, a reserva foi também palco de uma das mais ilustres visitas que os nikkeis já receberam.



(Jardim Japonês - Parque do Ingá)


Em junho de 1978, o então príncipe Akihito e sua mulher, a princesa Michiko, hoje imperadores do Japão, vieram ao Brasil para uma visita oficial e aproveitaram a oportunidade para conhecer Maringá, onde participaram de duas inaugurações: da futura Associação Cultura e Esportiva de Maringá (Acema) e do jardim japonês do Parque do Ingá, que completa hoje [31/05/2011] 776 dias fechado (*)

__________________________________
(*)

ÚLTIMA NOTÍCIA


AÇÃO SOCIAL


Parque do Ingá abre regularmente a partir desta quarta-feira




A partir desta quarta-feira Parque do Ingá abre regularmente


O Parque do Ingá reabre para visitação pública a partir desta quarta-feira, 8 de junho, depois do sucesso do último domingo quando os portões ficaram abertos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e a reserva recebeu mais de 20 mil visitantes. A proposta, enquanto algumas obras estão em andamento e os equipamentos ainda não estão em operação, é abrir o parque de quarta a domingo, das 8 às 17 horas.

O Parque do Ingá tem várias obras em andamento e alguns dos equipamentos necessitam de operação, o que está sendo providenciado pelo município. Segundo a prefeitura a entrada do parque será livre, sem cobrança de ingresso, porém o uso de alguns equipamentos serão cobrados.

Os visitantes podem conhecer as novidades que estão prontas tais como a pista de arvorismo, as tirolesas que atravessam o lago, a pista de aventura, a pista de carrinhos elétricos, o cenário Mata Atlântica, o museu, a Guerra de Água, o Centro de Lazer e a nova gruta de Nossa Senhora Aparecida, entre outras novidades.

Outro alerta aos visitantes é evitar entrar nas áreas onde existem operários trabalhando. As frentes de trabalho estão todas sinalizadas, e as pessoas podem conhecer o que está sendo instalado ou em projeto através de faixas instaladas nessas áreas.


___________________________________________________________________ 


 Ricardo Lopes

 

Kenji Ueta, que fotografa Maringá desde a
década de 50: "No Parque do Ingá está parte
de nossa história"



Para o primeiro fotógrafo de Maringá, Kenji Ueta, que fez parte da primeira diretoria da Acema e organizou a recepção ao casal real, aquele foi um dos momentos mais importantes para a cidade e marcou a ligação entre Maringá e o Japão. "Os príncipes ficaram encantados com o parque e com a homenagem prestada com a inauguração do jardim", conta.



(Parque do Ingá - vista aérea)


"Hoje, a cidade está construindo o Parque do Japão, é importante, um parque lindo, mas nunca será mais importante que o Parque do Ingá", define Ueta, que chegou a Maringá em 1951 e documentou a história da cidade em suas fotografias.

"Era um ponto turístico conhecido não apenas no Brasil, mas do outro lado do mundo. A primeira coisa que parentes e conhecidos que vinham conhecer a cidade pediam era para ir ao parque".


DEPOIMENTO PESSOAL

Em minhas andanças pelo Brasil, morei (1973) quase um ano numa cidade do interior do Paraná entre Campo Mourão e Maringá.

Às quintas, semanal e infalivelmente, viajava (cerca de 100 km) a Maringá onde permanecia manhã e tarde. Flanava pelas ruas e praças já arborizadas - e sem modismos - almoçava no "Napolitano" (ainda existe?)  e em outros restaurantes simpáticos e generosos, ia ao cinema. No inverno, enquanto transeuntes outros disputavam as calçadas ensolaradas, como um quixote solitário eu vagava sem pressa pelas vias e praças sombreadas pelas árvores e pelos edifícios ... o frio seco de Maringá era uma delícia.

Mas obrigação e devoção era a minha permanência no Parque do Ingá, contemplando (andando e sentado) suas árvores, a vegetação ciliar e suas corredeiras divinamente silenciosas,

Alguém, político, técnico, autoridade, instituição, deveria reunir esforços para atrair mais e mais brasileiros ao Paraná, a Maringá e, especialmente, ao seu Parque do Ingá de indescritível beleza.

Brasil, inverno de 2011,

Vicente
 http://www.viverascidades.blogspot.com/
vicentedeocleciano@yahoo.com.br
















Nenhum comentário:

Postar um comentário