domingo, 3 de julho de 2011

MUNDO VASTO MUNDO - CEM ANOS DE MACHU PICCHU


MUNDO VASTO  MUNDO - CEM ANOS DE MACHU PICCHU - PERU


(Machu Picchu - Peru)


O Peru está planejando, para a próxima semana,  atos comemorativos  comemorações pelos cem anos de descoberta da cidade inca Machu Picchu.

Machu Picchu - palavra quechua que, em português, significa Montanha Velha - foi construída em pedra entre os séculos XV e XVI, no ponto alto de uma montanha na selva de Cuzco (sudeste do Peru).
Comandando uma expedição científica ao local, em 24 de julho de 1911 foi revelada ao mundo pelo americano Hiram Binhghan esta intrigante cidade a 2.400 metros acima do nível do mar, com superfície em pedra com 530 metros de comprimento, 200 de largura, uma área de terraços agrícolas e outra de acomodações, 172 edifícios no total, e localizadadentro num santuário de 32.500 hectares.
Na próxima semana, dia 7, as comemorações serão marcadas pela explicação das razões porque Machu Picchu (tombada pela UNESCO em 1983 como Patrimônio  Cultural da Humaniddade) é considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. pela fundação New7Wonders.
Um máximo de 1.800 visitantes/dia é permitido pela UNESCO em nome da preservação da integridade física do local. Não há rodovias. Para  se chegar à cidade, dois únicos acessos são possíveis: trem partindo de Cuzco e através do Caminho Inca.
Da programação da próximana semana estão previstos espetáculos coloridos e bastante iluminados, danças andinas, rituais místico-religiosos, conferências, filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário