segunda-feira, 25 de julho de 2011

MOBILIDADE URBANA: VELHO PROBLEMA, NOVOS DESAFIOS (1)

MOBILIDADE URBANA: VELHO PROBLEMA, NOVOS DESAFIOS (1)

Patrão, o trem atrasou
Por isso estou chegando agora
Trago aqui um memorando da Central
O trem atrasou, meia hora
O senhor não tem razão
Pra me mandar embora !
O senhor tem paciência
É preciso compreender
Sempre fui obediente
Reconheço o meu dever
Um atraso é muito justo
Quando há explicação
Sou um chefe de família
Preciso ganhar meu pão
E eu tenho razão.
("O Trem Atrasou" de Paquito / E. Silva / A. Vilarinho )

Vicente Deocleciano Moreira

"O Trem Atrasou" foi grande sucesso no carnaval do Rio de Janeiro em 1941 - há exatos 70 anos!

A composição de  Paquito / E. Silva / A. Vilarinho traz um  problema que, ontem e hoje (2011),  faz penar uma grande maioria dos   moradores e trabalhadores das capitais e das cidades médias em todo o Brasil: o atraso, a impontualidade - ou simplesmente a falta! - de trens, ônibus, metrô e outros serviços coletivos de tranporte de passageiros.

"O Trem Atrasou" mostra o caso de um  trabalhador que chega com atraso ao serviço; expõe, também, sua fragilidade  ante a prepotência e a incompreensão do chefe, do patrão, mesmo quando a companhia Central do Brasil parece assumir a responsabilidadee pela meia hora de atraso do trem.

O atraso, a impontualidade, ausência, a incerteza do serviço de transporte coletivo, mostram apenas uma das faces do problema que hoje (2011) é conceitual e tecnicamente definido como mobilidade urbana. Ontem e hoje, são inúmeras as dimensões deste velho problema que vem assumindo desafios crescentes  e proporções amplas e gigantescas no Brasil.

Ainda causa 'espanto positivo' e admiração a brasileiros e latinoamenricanos em geral, quando visitam países como a Alemanha, a exata pontualidade dos transportes de massa (ônibus, trens, metrô) no dia-a-dia desse e de outros países europeus. Amigos meus narraram que, certa vez em Berlim, usuários de ônibus gritavam revoltados, protestavam indignados porque  o transporte havia atrasado um minuto. No Brasil ...

Há pelo menos quatro meses, jornais, revistas (e outras mídias) de todas as capitais brasileiras têm noticiado, diariamente, semanalmente, problemas os mais diversos de mobilidade urbana, e publicado  artigos sobre esse tema. Seja em Salvador (Bahia), onde recentemente ~usuários se revoltaram e imobilizaram o terminal de ônibus urbano de Pirajá e  onde, também, cada dia mais se discute qual o sistema de transporte (VLT, BRT, monotrilho, etc.)  mais apropriado para uma das 'cidades sedes' da Copa Mundial de Futebol (2014). Seja em São Paulo com a polômica do trem-bala. Seja em Maringá (a terceira maior cidade do Paraná) e seu polêmico rodoanel.

Ao menos no Brasil, o atendimento às  demandas populacionais por uma mobilidade urbana mais democrática, sustenttável e eficiente ainda estão longe do menos satisfatória. As cidades crescem (veja-se o exemplo atual das cidades médias brasileiras), cresce a oferta de ônibus, reconhece-se mais que ontem os direitos dos chamados 'deficientes' visuais, físicos ...  idosos, crianças, estudantes ... mas ... parece   que o realizado pelos poderes públicos e o conquistado pela população ainda é muito pouco. Há sempre mais e mais o que fazer. E menos e menos o que se faz.

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(continua amanhã, terça-feira)






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