TÓTEM URBANO
PALÁCIO DO CATETE
RIO DE JANEIRO - BRASIL
HOJE, HÁ 59 ANOS, O SUICÍDIO DE GETÚLIO VARGAS
NO PALÁCIO DO CATETE
http://pt.travideos.com/top-videos/jardim_do_palacio_do_catete/6l2NaaMsOds
O Palácio
fonte - WI KI RIO
[ocultar]
|
O Palácio do Catete, localizado no bairro de mesmo nome, na cidade do Rio de Janeiro, possui uma história que está profundamente ligada à história política do Brasil. Cenário dos principais acontecimentos do país, o Palácio foi, à época do Brasil República, a sede do Poder Executivo, de 1897 a 1960, quando este se transferiu para Brasília. A partir da década de 1960, suas dependências passaram a abrigar oMuseu da República, entre outras instituições.
O Palácio foi projetado em 1862 pelo arquiteto prussiano Gustavo Waeneldet que trabalhou também naIgreja da Candelária. Ele utilizou em sua construção pedras importadas de Portugal e ferros da França. A fachada do primeiro andar do prédio é de cantaria e as do segundo e terceiro são cobertas de mármore.
No terceiro andar do edifício, ficava a residência do Presidente, pela qual passaram 16 presidentes da República e na qual Getúlio Vargas se suicidou com um tiro no coração. O último presidente a ocupá-la foi Juscelino Kubstichek, que transformou o Palácio em um museu, logo após a mudança da Capital Federal para Brasília. Seu objetivo era ter um lugar onde fosse conservada a memória republicana.
Hoje, o Palácio do Catete é um complexo cultural bastante ativo onde se realizam exposições e concertos, além de oferecer cursos e oficinas variadas. Além dessa intensa agenda cultural, o local conta ainda com livraria, teatro e cinema, bar-café, restaurante, loja de variedades e belos jardins.
O que fazer no local
O Palácio do Catete é um dos locais mais interessantes para se visitar, principalmente para quem gosta de História. O Palácio possui ambientes com interiores maravilhosamente decorados. Nele, também pode-se ver o quarto de Getúlio Vargas, como foi usado pela última vez, assim como a sala da última reunião ministerial que precedeu sua morte.
No Museu da República, há o Centro de Referência da História Republicana Brasileira, uma biblioteca com cerca de dez mil obras e publicações sobre Ciências Sociais e História do Brasil, incluindo obras raras; centenas de títulos de vídeos; títulos de CD-ROMs sobre arte, história, museus e variedades; e seiscentos títulos de periódicos. Em seu acervo estão obras de pintores importantes para a história do Brasil, como João Batista Castagneto e Armando Viana.
O Centro de Referência ainda abriga o acervo original da época em que o Palácio do Catete era sede da Presidência da República, o que inclui doações pessoais, como a Coleção Pereira Passos, a Coleção Igreja Positivista do Brasil, a Coleção Getúlio Vargas e a coleção Memória da Constituinte.
Já os Jardins são uma atração à parte, com coretos, lagos, grutas, pontes e elementos paisagísticos românticos e fantasiosos. Há bancos onde você pode sentar e ficar lendo um livro à vontade. Ali você vê gente de todas as idades passeando, conversando, descansando. Às vezes, nos finais de semana, tem grupos tocando música ao vivo.
Você pode passar uma tarde inteira passeando e conhecendo o Museu sem se entediar e ainda dá tempo de ler alguma coisa, enquanto toma um cafezinho. Depois, você pode assistir a uma peça ou a um filme, para isso, é só ficar de olho na programação do Museu.
Galeria
O que fazer nas proximidades
- Oi Futuro Flamengo
- Endereço: Rua Dois de Dezembro - Flamengo
- Telefone: (21) 3131-6060
- Memorial Getúlio Vargas
- Endereço: Praça Luís de Camões, s/n - Glória
- Telefone: (21) 2557-9444 / (21) 2245-7577
- Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro
- Endereço: Praça Nossa Senhora da Glória, 135 - Glória
- Telefone: (21) 2225-2869
Nenhum comentário:
Postar um comentário