sábado, 11 de agosto de 2012

TUCANO - BAHIA - MESTRES E FEIRA LIVRE


 FEIRA LIVRE DA CIDADE DE TUCANO 

BAHIA - BRASIL





(Cidade de Tucano)


http://www.youtube.com/watch?v=tyVVgZ3cneA

PROJETO MESTRES DE ARTES E OFÍCIOS POPULARES

Tucano

Dotado pela natureza com belas paisagens naturais, águas termais, cachoeiras e formações rochosas o município de Tucano tem uma grande vocação para o turismo e para serviços. Entre as principais atrações está a estância hidromineral de Caldas do Jorro, de onde brotam águas termais que se constituem em um atrativo turístico da região.

O principal pólo de produção artesanal é o povoado de Tracupá, localizado a 6 km da sede, que soube inovar ao se adaptar às tendências da moda, mas sem perder de vista o artesanato tradicional de peças em couro natural. Em Tracupá cerca de 70% da população vive da renda gerada na comercialização do artesanato de couro. Inicialmente, as peças mais produzidas tinham fins utilitários e faziam parte do cotidiano do sertanejo como as selas para cavalos, bainhas para facão, chapéus e peças do vestuário de vaqueiros, com estética rústica.  

Com o passar do tempo, entretanto, os artesãos de Tracupá diversificaram a linha de produção e adotaram também técnicas e estéticas mais contemporâneas na produção de carteiras, bolsas e sandálias, usando o couro sintético como base. Por conta da qualidade e da criatividade de suas peças, a produção feita no povoado conseguiu acesso a mercados externos.

O escoamento dessa produção é facilitado pela localização do distrito, que fica a margem leste da BR-116. Os principais compradores no nordeste são as cidades de Salvador, os estados de Pernambuco, Ceará e Sergipe. E a fama de seu artesanato chegou também a São Paulo e Minas Gerais, que são clientes cativos.

Em Tracupá existem também outras tipologias de artesanato de palha, fibras, cipó, madeira e cerâmica. A produção é familiar e cada pequena fábrica tem cerca de quatro trabalhadores em média.  Há também a atividade artesanal de doces, comidas típicas e requeijão que contribuem para a economia. Todos os produtos podem ser encontrados na feira de Tucano que acontece todos os sábados, ou ainda na pequena feira de artesanato de Tracupá, que é fixa e vende os produtos a preços bastante atrativos.

Um dos pequenos produtores de Tucano que se mostra bastante satisfeito com o seu trabalho é Joel Reis de Souza, que herdou o ofício do trabalho em couro do pai. Até hoje segue a tradição de fabricar selas e para tanto usa tanto o couro natural quanto o sintético. Bom contador de histórias, seu Joel tem “causos” que envolvem até Lampião e sua tropa em um embate no município de Tucano.
 

http://www.tucanobr.com/publicacao.asp?arquivo=1&id=690&tucano=MUDANCA-DA-FEIRA-LIVRE-PARA-SEXTA-FEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário