sábado, 11 de agosto de 2012

BOMFIM, J,D, - AMADO JORGE DOS BAIANOS .100 ANOS


REPORTAGEM ESPECIAL
Jornal Grande Bahia | Fonte: Juarez Duarte Bomfim
Publicado 11/08/2012 às 09:30:2



Amado Jorge dos baianos. 100 anos
Realizou-se de 8 a 10 de agosto de 2012 o VIII ENECULT -Encontro
 de Estudos Multidisciplinares em Cultura, no Campus de Ondina da UFBA
. Este que vos escreve participou de Mesa Coordenada e apresentou o trabalho a seguir.
Juarez Duarte Bomfim

Professor Adjunto da UEFS
Resumo: As fontes literárias constituem um elemento destacado par a
 difusão de uma determinada imagem da cidade e da paisagem urbana.O espaço
 é estrutural na obra de arte literária, isto porque a arte literária éo próprio espaço.
 O escritor baiano Jorge Amado publicou no ano de 1934 o
 romance Suor, ambientado nas ruas, becos e ladeiras do Centro Histórico de
 Salvador. Já no ano de 1959 o também baiano geógrafo Milton Santos publicou
o célebre livro O Centro da Cidade de Salvador. Um Estudo de Geografia Urbana.
É pretensão deste trabalho traçar um paralelo entre esses dois livros buscando
compreender como o espaço geográfico pode ser transposto para o espaço da
 construção romanesca, na verve inspirada de seus artistas
Palavras-chave: imagem da cidade, paisagem urbana, literatura.
A meu ver, o maior erro que a Geografia cometeu
foi o de querer ser ciência, em vez de ciência e arte (Milton Santos).
Introdução
As fontes literárias, junto a outras muitas, podem ser úteis para conhecer
 uma cidade concreta em um momento dado. Segundo Carreras (1994),
o primeiro problema teórico que apresenta a utilização das fontes literárias
 para um estudo geográfico é o que se deriva da subjetividade que ditas
 fontes necessariamente trazem. Porém, o uso de fontes literárias supõe
uma clara vantagem frente a qualquer outro tipo de fonte, pelo menos no sentido
 de que seu enfoque subjetivo fica implícito. Em nenhum momento a literatura
 pretendeu ou pretende ser objetiva, nem tampouco globalizante no tratamento de
qualquer problema.
A confrontação da fonte literária com outras fontes — estatísticas, cartográficas
 ou documentais — mesmo que pouco valide a impressão que se extrai da
 descrição literária, permite revalidar a sua utilidade.
Em algumas obras literárias, destacados autores de profunda formação
 ou fina sensibilidade alcançam descrever com vigor e claridade as características
 da vida urbana e de seus problemas, o que constitui, sem dúvidas, um testemunho
 fundamental para qualquer análise urbana.
As fontes literárias constituem um elemento destacado para a difusão de uma
 determinada imagem da cidade. Por isso, resulta altamente interessante a análise
 e contraste das descrições literárias com outros dados da realidade urbana para
investigar que interesses, que setores urbanos são refletidos e ressaltados ou
marginalizados e criticados. O romancista, assim como a maior parte dos intelectuais,
se acha imerso dentro da realidade social e de forma voluntária ou involuntária serve a
 interesses que se concretizam em práticas e políticas urbanas que constituem o objeto
primordial de estudos de geografia urbana. As imagens que se criam, a análise de
 sua difusão ou não, resulta então como fundamental.
Imagens literárias, planejamento e política urbana, a realidade concreta da cidade e
 dos cidadãos constituem instâncias sociais distintas que há que conhecer
 separadamente e em suas mútuas inter-relações, para poder acercar-se de
alguma forma ao conhecimento da cidade (Carreras, 1994).
O cenário urbano
O geógrafo baiano Milton Santos publicou no ano de 1959 o célebre livro
 O Centro da Cidade de Salvador. Um Estudo de Geografia Urbana.
 Partindo dessa base, é pretensão desta comunicação traçar um paralelo
entre esse estudo acadêmico do Centro da Cidade do Salvador e de sua
população residente com o romance Suor, representante da rica ficção
 jorgeamadiana.
Este breve estudo comparativo entre ciência e literatura, geografia urbana
e romance literário, parte do assertiva de que o espaço é estrutural na obra
 de arte literária, isto porque a arte literária é o próprio espaço. O espaço, por sua vez,
pode encontrar-se mais ou menos tematizado, e no romance Suor ele é o próprio
 tema (GROSSMANN, 1993, p.15).
Suor tem como cenário a capital da Bahia, “construída de dentro para fora”.
 É a transposição do espaço da Cidade do Salvador para o espaço da construção
 romanesca. Este centro nervoso da narrativa está apoiado numa rigorosa
 espacialidade,
 que lhe confere suas características e seu sabor de concretude. Trata-se de
uma prática
 do espaço de ordem histórica e geográfica, “assimilada no encontro da história
com a estória” (GROSSMANN, 1993, p.13-14).
Para Grossmann, o espaço se estrutura em Suor dentro de um ponto de
 convergência que é a Cidade do Salvador. E existe um outro centro, o sobrado,
situado na Ladeira do Pelourinho, 68. E dentro do sobrado existem os quartos.
“Quartos inscritos no sobrado, sobrado inscrito na ladeira, ladeira inscrita na cidade,
 cidade inscrita no estado, estado inscrito no país, país inscrito no mundo”
(GROSSMANN, 1993, p.15-16).
Apesar de considerar Suor um livro menor no conjunto da obra de Jorge Amado,
 a sua escolha é motivada devido a narrativa estar ambientada num casarão
 arruinado do bairro do Pelourinho, isto é, no coração do Centro Histórico de Salvador,
 que é o objeto de pesquisa que nos interessa desenvolver nesta oportunidade.
Outros estudos similares foram realizados sobre o tema. Destacamos os artigos
 de Judith Grossmann, Adriano Bittencout Andrade, Lilian Andrade, Déa Maria A. M.
de Souza, Jânio R. D. dos Santos, Selma Paula Batista, Jânio L. J. Santos, Marlene
 Pires d’Aragão Carneiro e Jussara Guedes — cujas referências estão ao término
do trabalho.
Jorge Amado e Suor
Suor, publicado em 1934, é uma obra da primeira fase do escritor Jorge
Amado e, poderíamos dizer, do jovem Jorge Amado, que começou a escrevê-la
aos 16 anos de idade. Encontramos a preocupação social e o discurso de
militância comunista em suas páginas, mas não podemos classificar esse
romance como pertencente ao movimento artístico originário da União Soviética,
conhecido como realismo socialista (ou realismo comunista, ou realismo proletário,
ou o que seja). Entretanto, já na segunda metade da década de 1930, Amado vai
escrever novelas e romances com as características de realismo socialista (a trilogia
Subterrâneos da Liberdade e O Cavaleiro da Esperança — biografia romanceada do
 líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes etc.).
Raymond Aron, cientista político francês, parodiando Karl Marx, escreveu certa
vez que “marxismo é o ópio dos intelectuais”; poderíamos dizer então, sem exagero,
 que realismo socialista é (foi) o ópio dos artistas ocidentais, pelo menos até a
desestalinização ocorrida a partir de 1958, no governo de Nikita Krushev, quando
das denúncias dos “crimes de Stalin” no XX Congresso do PCUS (Partido
Comunista da União Soviética).
Jorge Amado faz parte daquele grupo de artistas, intelectuais e políticos que,
sem abandonar seus princípios socialistas, a partir de então passa a escrever fora
 da “camisa de força” do proselitismo e doutrinarismo característicos da literatura de
realismo proletário. É quando surgem suas obras primas (“Terra do Sem Fim”,
 grande romance da saga do cacau, é uma exceção a isso, pois foi escrito ainda na
 primeira fase da sua vida literária) e as suas heroínas — Gabriela, Dona Flor,
Tereza Batista e Tieta do Agreste — que vão marcar definitivamente o imaginário
do povo brasileiro.
Jorge Amado é um escritor modernista, herdeiro da grande revolução na arte
 brasileira ocorrida com a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo,
capitaneada por Mario e Oswald de Andrade. Suor é, portanto, um romance modernista.
O rural e o urbano na literatura jorgemadiana
O romance Suor é tipicamente um romance urbano, assim como o seu
 primeiro livro, O país do Carnaval. Podemos tentar fazer uma divisão arbitrária e
 classificar a literatura de Jorge Amado em três linhas, a partir de uma perspectiva
também arbitrária: literatura rural, literatura praieira e literatura urbana.
Primeiro, a literatura rural, que corresponde à saga do cacau, com os romances
 Cacau, Terras do Sem Fim, São Jorge dos Ilhéus, Seara Vermelha, Tocaia Grande –
 A Face Obscura, A descoberta da América pelos Turcos. Cabe repetir que essa é
 uma classificação arbitrária e insuficiente porque, a rigor, da “saga do cacau” são
só os três primeiros livros, sendo os outros já obra da maturidade, de livre temática,
 diríamos assim. Essa é uma classificação insuficiente porque deixa de fora desse
 “grupo” Gabriela Cravo e Canela e O menino Grapiúna, esse último de cunho
 memorialista.
O rural aí não se constrói enquanto oposição ao urbano, porque trata de uma
região e uma época de Brasil agrário, rural e arcaico (anterior ao marco de
mudanças conhecidas como a Revolução de 1930) e de uma zona de fronteira
agrícola que passa a ser explorada através da cultura do cacau, que se torna a
atividade mais importante da economia baiana — produção e exportação de
 cacau — até a criação da Petrobras e exploração do petróleo do Recôncavo,
 já na década de 1950.
É doce morrer no mar…
A literatura praieira — ou praiana. Em romances como Jubiabá e Mar Morto
 (ambos da década de 1930), em Os Velhos Marinheiros ou O Capitão de
Longo Curso, como também na obra-prima A morte e a morte de Quincas
Berro D’Água a temática praieira se manifesta. A rigor, só os dois primeiros
 livros dessa lista podem ser considerados como tal, mas como esta é uma
 classificação arbitrária…
Personagens como Guma e Lívia (Mar Morto) e pescadores, estivadores e feirantes
do Caís do Porto se tornam recorrentes em toda a literatura amadiana que tem como
cenário Salvador. Debruçada sobre o mar, principal porto do Atlântico Sul durante o
período Brasil-Colônia, a atividade portuária vai ser condição necessária para o
desenvolvimento das demais funções que a cidade abriga — e marca a paisagem
 urbana do centro da cidade.
Na trajetória de dois grandes artistas baianos, Jorge Amado e Dorival Caymmi,
há um ponto de interseção de suas obras, uma similitude em certa fase de suas
 criações literária, poética e musical que faz desses dois artistas uma espécie de
“almas gêmeas” ao contarem/cantarem “as coisas e graças da Bahia”. Apesar de
serem parceiros bissextos (isto é, em apenas uma ou outra obra — como no poema
 de Jorge, em Gabriela, musicado por Caymmi) encontramos em um a extensão poética
 e literária do outro. As canções praieiras de Dorival Caymmi A jangada voltou só,
É doce morrer no mar e Suíte dos pescadores (obras-primas, saibam) parecem
que “saltam” das páginas dos romances de Jorge Amado.
E tem os “causos” de suas vidas que constituem matéria prima para a arte.
Como de quando Jorge conheceu a paulistana Zélia Gatai na casa de Caymmi e,
 tímido, pede a ajuda do amigo para ser o seu cupido. Caymmi então cria essa que
 ainda é um símbolo de “baianidade” (ou o que quer que essa palavra/conceito queira dizer):
“Acontece que eu sou baiano
Acontece que ela não é… {…}
Por que é que eu vim de longe pra gostar dessa mulher
Por que é que eu vim de longe pra gostar dessa mulher…”
(Dorival Caymmi, Acontece que eu sou baiano)
Desde então — ou muito antes — o intercurso sexual e afetivo entre baianos
 e paulistas continua a acontecer.
Ruas e ladeiras da Bahia como cenário
A literatura urbana. O principal palco ou cenário do desenvolvimento das
 ações das “criaturas” de Jorge Amado se tornam as ruas e ladeiras da Bahia.
 Ao dizer “ruas e ladeiras da Bahia” estamos nos referindo ao Centro Histórico da
 Cidade do Salvador, a Cidade Alta e a Cidade Baixa, o Pelourinho e o Comércio,
a Rua Chile e o Caís do Porto; os escritórios de advocacia e o Mercado Modelo…
Tudo isso que na literatura de Jorge Amado faz de Salvador uma cidade única, uma
cidade que atrai visitantes nacionais e estrangeiros, ainda hoje, devido à força da
narrativa jorgeamadiana que cruzou o mundo em traduções para mais de trinta
idiomas.
 Podemos dizer até, sem medo de errar, que a literatura de Jorge Amado modela
 inclusive o perfil do turista estrangeiro que chega a Bahia, na tradição dos
 viajantes ingleses, como Colin Thubron (1), por exemplo.
Certa vez, numa tarde invernal barcelonesa do ano de 2000, o professor
Carles Carreras i Verdaguer assim se referiu a sua versejada cidade:
 “Barcelona no apareix com un escenari sinò que és la protagonista.
Hi ha ciutats que són tratades com a dones”. Parodiando o professor
 Carreras, também poderíamos dizer: Salvador não aparece como cenário,
e sim como protagonista. Há cidades que são tratadas como mulheres.
A partir daqui, ao caracterizarmos a paisagem urbana da Cidade do Salvador,
entrelaçaremos a descrição das transformações físico-sociais da cidade com
 citações de textos de autores acadêmicos ao lado da verve artística do ficcionista
Jorge Amado, pois compreendemos que o diálogo entre arte e ciência, literatura
 ficcional e academia geram um rico somatório para a constituição da imagem da cidade.
Ladeira do Pelourinho, 68
O romance Suor, de narrativa fragmentária, já começa a delinear o perfil
daqueles tipos que, em geral, vão ser chamados de todo um rico universo de
tipos populares das ruas da Bahia. Tipos humanos esses dos quais o autor se ]
nutre para criar a sua literatura.
Suor é ambientado no bairro do Pelourinho, e pode ser caracterizado como um
 “romance geográfico”, pois a paisagem urbana não é só um “plano de fundo” e
sim protagonista da narrativa. E neste cenário de casario colonial ganha destaque,
 ganha vida, um grande cortiço, “cabeça de porco” (moradia coletiva), o sobrado
de número 68 da Ladeira do Pelourinho.
Os cortiços existentes no Centro Histórico de Salvador são marcas de um passado
pujante, da economia açucareira do Recôncavo, com a ostentação da riqueza
 explicita nos casarões e sobrados de até quatro andares, o que contrastava com
a degradação. Esses espaços foram ocupados por uma classe pobre, que
subdividia e retalhava os ínfimos cômodos, cabendo um pequeno cubículo
para cada família (ANDRADE, 2004, p. 41-42).
Certas atividades, como o pequeno comércio, serviços manufaturados e
moradia de baixa renda não têm força para criarem um quadro urbano próprio,
 e por isso alojam-se no quadro preexistente. Assim:
“{…} os palacetes e sobradões envelhecidos que perderam seu antigo papel
de residência dos nobres e da gente rica, conhecem agora outras utilizações.
Alguns servem exclusivamente à residência pobre. Outros abrigam no andar térreo,
um comércio de transição ou artesanato e nos andares servem como
residência pobre (SANTOS, 1959, p.144).
“Nesses cubículos não há luz, nem ar e inexiste higiene.
A vida nesses cortiços é um verdadeiro inferno e as diversas
 famílias que ocupam um mesmo andar se veem obrigadas a se
 servirem de um único banheiro e de uma só latrina. Escadas estragadas,
 soalhos furados, paredes sujas, tetos com goteiras formam um quadro
comum a toda esta zona de degradação (SANTOS, 1959, p.166).”
Já na literatura de Jorge Amado esta realidade é assim descrita:
“Visto da rua o prédio não parecia tão grande. Ninguém daria nada por ele.
 É verdade que se viam as filas de janelas até o quarto andar. Talvez fosse
a tinta desbotada que tirasse a impressão de enormidade. Parecia um velho
 sobrado como os outros, apertado na Ladeira do Pelourinho, colonial, ostentando
 azulejos raros. Porém era imenso. Quatro andares, um sótão, um cortiço nos fundos,
 a venda do Fernández na frente, e atrás do cortiço uma padaria árabe clandestina.
116 quartos, mais de 600 pessoas. Um mundo. Um mundo fétido, sem higiene e
sem moral, com ratos, palavrões e gente. Operários, soldados, árabes de fala arrevesada,
 mascates, ladrões, prostitutas, costureiras, carregadores, gente de todas as cores,
 de todos os lugares, com todos os trajes, enchiam o sobrado. Bebiam cachaça na
venda do Fernández e cuspiam na escada, onde, por vezes, mijavam. Os únicos
 inquilinos gratuitos eram os ratos. Uma preta velha vendia acarajé e munguzá
na porta (AMADO, 1998, p.04).
“{…} O carteiro subiu reclamando, ficava furioso ao aparecer alguma carta
para habitantes do 68. Havia gente demais e ele tinha de procurar o dono pelos
andares. Nomes que ele não guardava porque não se repetiam. Aquele, por exemplo,
era a primeira vez: Dona Risoleta Silva, Ladeira do Pelourinho, 68, Bahia.
 Já perguntara no primeiro andar e no segundo. No terceiro lhe disseram que
era no sótão, evitando que ele parasse no quarto. Assim mesmo, parou para tomar ar.
 E continuou a subida resmungando. Quando alcançou a porta, nem podia gritar
 Correio! com voz forte. Chamou Julieta, que saía da latrina, e perguntou:
— Mora aqui dona Risoleta Silva? (AMADO, 1998, p.64-65).”
O Centro Histórico da Cidade do Salvador
O Centro Histórico da Cidade do Salvador é uma faixa de dois quilômetros
 de largura máxima de mais ou menos seis quilômetros de extensão,
acompanhando a Baía de Todos os Santos. O local escolhido para a povoação
“grande e forte” de Tomé de Sousa foi o cume de uma colina, caindo em forte
declive até a extremidade das margens de uma baía abrigada, sobre um dos
 lados que separa a Baía de Todos os Santos e o Oceano Atlântico.
A história urbana de Salvador proporcionou a concentração de funções nos
distritos centrais, num vigoroso fenômeno de centralidade. Da primitiva função
de aglomeração administrativa e militar — que determinou a escolha do sítio,
um sítio difícil, sobre a escarpa — foi-se acrescentando a função portuária
 (que existiu desde o início da vida urbana), a função religiosa, comercial,
residencial, industrial, bancária e turística. A atração do porto provoca a permanência
de localização do centro de atividades onde ele tinha inicialmente sido instalado.
De meados do século XVI até a segunda metade do século XX, quase todas as
 funções praticadas numa cidade ali estavam postos, e o Centro abrigava
aproximadamente toda a atividade comercial da cidade.
No século XVIII, o bairro do Pelourinho se constituía na zona residencial mais
nobre da cidade. Construído em circunstância de grande desenvolvimento e
 expansão da economia baiana, morada de homens de negócios, grandes
comerciantes exportadores e importadores, senhores de engenho e altos
 funcionários da administração pública. Nesse bairro concentravam-se os
componentes das classes sociais mais altas, era então o centro cultural da
Cidade do Salvador. No Maciel, área mais antiga do conjunto do Pelourinho,
 se encontravam os solares e sobrados mais imponentes, sendo o seu nome —
Maciel — oriundo de uma família de posses que ali residia.
Salvador é palco de explosão feroz de epidemias — como o cólera em
meados do século XIX — o que leva o poder público a tentativas no sentido
 de controlar as condições higiênicas na cidade. Esse trabalho de higienização,
entretanto, só se torna mais estruturado e abrangente entre 1890 e os primeiros
 anos do Século XX. Um dos obstáculos para a concretização da cidade higiênica
e normatizada são os limites impostos pela própria “concretude” da cidade, com
seu espaço densamente construído de maneira intricada, com um traçado e uma
 arquitetura que em nada favoreciam a higiene.
A preocupação com a higiene e a salubridade e as novas possibilidades de
 circulação abertas com a estruturação de um sistema viário abrangente —
obras de alargamento da Rua Chile, Ajuda, Misericórdia e Avenida Sete —
 e o aparecimento dos transportes coletivos — primeiro o bonde de burro,
depois a introdução de transportes mecânicos como o automóvel (1901) e o
bonde elétrico (1904) — desempenharão um papel fundamental no processo
 de transformação porque passa Salvador, desde o início do século XIX,
embora se acentuando em meados do século: o das novas espacializações.
Nova espacialização e diferenciação: o advento dos transportes coletivos
viabilizará o rompimento da superposição espacial entre o local de moradia
e local de trabalho, ao mesmo tempo em que vai facilitar a fuga das áreas
mais congestionadas e insalubres da cidade para as camadas de maior
capacidade econômica.
A expansão da cidade na direção sul, que já vinha se desenvolvendo desde
meados do século XIX — quando a Avenida Sete se desenvolve como local de
 moradia da classe dominante — com as obras de impacto de alargamento das
 ruas principais, articula o Centro com a parte nobre da cidade, os espigões da
 Vitória e Graça, o que leva a que o bairro do Pelourinho e demais áreas centrais,
seja na sua parte alta como na parte baixa, sejam gradativamente desocupados
por seus moradores originais, que vendiam seus imóveis já em plena obsoles
cência funcional — ou os arrendavam a comerciantes, transferindo-se para os novos
 bairros que surgiam, considerados mais próprios para residência, cujas construções
se adequavam melhor às necessidades criadas pela crescente urbanização.
No distrito do Pilar deu-se o primeiro processo de migração das famílias ricas
para os bairros exteriores. Originalmente com um tipo de ocupação onde se
associavam comércio e população de comerciantes mais ou menos abastados
e suas famílias, com fracas densidades, com a saída desses moradores as casas
são ocupadas por uma população numerosa cada vez mais pobre, provocando
 degradação e aumento de densidade.
De bairro nobre à zona degradada. De sobrado nobre à cabeça de porco
A migração centrífuga das famílias ricas se correlaciona com a ocupação das
casas por famílias de classe média e depois pelos pobres (SANTOS, 1959, p.133),
atraídos pelo baixo valor do aluguel nos imóveis degradados e pela sua localização
privilegiada. Estabelece-se um círculo vicioso, aonde a deterioração, oriunda
dos primeiros anos do Século XX, conduziu a um processo irreversível de
empobrecimento da área, e o empobrecimento um fator da deterioração.
A região norte do Pelourinho foi ocupada por uma população de estratos
 econômicos médios, que se acomodou nas casas térreas e de dois pavimentos,
tipos de construções capazes de abrigar uma família de classe média, sem a
necessidade de dispender grandes somas para mantê-las em condições de
habitabilidade. Por outro lado, ao sul do Convento e Igreja do Carmo as casas
 foram ocupadas em seus pavimentos térreos por um pequeno comércio e artesanato —
 prolongamento das atividades comerciais da Misericórdia, Praça da Sé e Terreiro
de Jesus — enquanto que os pavimentos superiores dos casarões e sobrados
transformaram-se em hospedarias, casas-de-cômodo e outras formas de moradia
coletiva, reunindo os mais diversos tipos de pessoas, pertencentes a estratos
econômicos mais baixos.
No Maciel predominam as construções de mais de dois pavimentos, o que
permite, em número cada vez maior, as moradas coletivas.
“Também, somente o proprietário chamava aquilo casa. Os moradores
 diziam meu buraco. E tinham razão. Todas do mesmo tamanho, oito embaixo,
 oito suspensas sobre as primeiras, as paredes de tábua, os telhados de zinco.
Quando o sol batia parecia que o cortiço ia incendiar. Então ninguém podia tolerar
 os apartamentos abafados, uma sala, um quarto, e um simulacro de cozinha, onde,
 sobre quatro pedras, descansava a panela de feijão. Alguns possuíam fogareiros
 velhos, comprados a ciganos ladrões. Na frente do cortiço, um pátio cimentado
com um tanque d’água servia de quaradouro às lavadeiras, de parque de diversões
 para as crianças e de leito nupcial para gatos líricos e cachorros sem-vergonha,
 que as mulheres enxotavam a pedradas, enquanto os homens riam a bom rir
 (AMADO, 1998, p.105).”
Com a fuga da primitiva população a deterioração do bairro se acelerou —
as zonas de construções antigas se desvalorizaram rapidamente — devido
 ao baixo nível de renda das classes que a substituíram e especialmente pelo
 regime de uso destas construções, locações e sublocações, o que não estimulava
 a conservação, nem pelo locatário, nem pelo locador. Além disso, as interdições legais,
criadas para proteção do patrimônio, desencorajam empresários de investir na área,
 que encontravam assim uma boa razão para investimento em outra parte da cidade
 (SANTOS, 1959, p.166).
Os anos 1920 são referência na formação de um novo quadro social no Centro
Histórico degradado. É a época da formação do grande meretrício do Maciel, forçado
 pela ação repressiva da polícia de costumes que, dentro dos limites desse bairro,
liberou a prostituição como forma de controle dessa prática, dentro da política
higienista de então. Todavia, o estabelecimento do grande meretrício atraiu as
 atividades paralelas e derivadas — banditismo, tráfico de drogas — que terminou
 por envolver toda a área residencial.
A degradação social, o tipo de estrutura arquitetônica do casario
colonial que propiciava o uso como moradia coletiva, são fatores
 que favoreceram a concentração da prostituição na área arruinada.
O estigma de bairro maldito e a guetificação do Maciel — que paradoxalmente
 concentra o conjunto patrimonial de maior relevância no Centro Histórico —
teve sua origem aí, no estabelecimento forçado de zona segregada, ambiente
 de doenças, misérias e crimes.
“Quando o cáften a trouxe (há quantos anos? — talvez trinta…), conheceu
 a bordo o milionário argentino. Não soube também quanto ele pagara pela
sua virgindade. Fizera completa peregrinação pelos prostíbulos da América
Latina. Era viajada e conhecia toda a profissão. Lembrou os tempos de glória.
Sua carreira, em moeda nacional, fora quinhentos mil-réis em Buenos Aires.
Depois trezentos. Em Santiago voltou aos quinhentos mil-réis. Cantava canções
brejeiras nos cabarés. Possuía uma voz masculina e uns olhos claros de
camponesa.Cuba, cem mil-réis e milionários americanos. Cem mil-réis
 no Rio de Janeiro e pensões chiques. Cinco anos depois, sifilítica e embriagada,
 amava marinheiros no Mangue por cinco mil-réis e louros alemães
 lembravam sua terra longínqua.
“{…} Na Bahia, começara a vinte mil-réis e estava agora novamente a
 cinco, escondida no prédio cosmopolita… (AMADO, 1998, p.21-22).
“{…}Os homens que suavam durante o dia na labuta do cais, na condução
 das carroças, saltando pelos estribos dos bondes a recolher as passagens,
se nem sempre tinham dinheiro para comer, quanto mais para pagar mulher.
 É verdade que, na Ladeira do Tabuão e do Pelourinho, elas não eram tão caras
assim. Havia desde cinco mil-réis (as mais aristocráticas), até mil e quinhentos
 réis, pretinhas sujas e polacas septuagenárias (AMADO, 1998, p.48).”
O Largo do Pelourinho, entre os anos 1940-50, era moradia de gente pobre.
Os seus 32 imóveis eram ocupados no andar térreo por atividades de comércio e
 artesanato como:
“{…} oficina de vulcanização, bazares, alfaiates, joalheiros, casas que compram e
 vendem ferro velho, consertadores de coisas várias, armazéns, armarinhos,
restaurantes baratos, sapateiros, padaria, tipografia, fotografia, barbeiros de 3ª classe,
açougues, uma pequena fábrica de sabão etc. (SANTOS, 1959, p.166)”
Enquanto que, nos pavimentos superiores, residia uma população heterogênea, em
 condições precárias. Em 1950, aí moravam 708 pessoas, sendo que 60% das
 famílias não eram originárias da cidade do Salvador; muitos não dispunham de emprego
fixo. Entre os ofícios mais frequentes encontravam-se
“{…} bicheiro, encanador, lavadeira, cozinheiro, bombeiro, pequeno funcionário,
porteiro, engraxate, encerador, viajante comercial, tipógrafo, empregado doméstico,
 vendedor ambulante, chofer, condutor de ônibus, camelô, etc… são pequenos
 empregados ou pessoas sem uma ocupação permanente ou bem definida, seu
 local de trabalho era, de preferência, no centro da cidade (SANTOS, 1959, p.167).”
Uma característica peculiar a esta população que mora no Centro é a de
 “extrema rotatividade”, chegam a residir apenas um dia ou uma semana em
cada local, com o aluguel dos cômodos sendo cobrado adiantadamente.
“{…} é uma população que vive em função do centro da cidade {…} de vender
nas filas de ônibus, de cuidar dos carros, é gente que faz faxina de escritórios
e lojas, são prostitutas. O centro é também uma área de submundo, de venda
de “fumo”, de recepção de roubo, de violência policial. É tudo misturado, tem
família vivendo com prostituta, tem tudo. Há guardadeiras de crianças {…} essa
população é considerada, por grande parte da classe média e das autoridades,
como uma população out law, marginal: o maconheiro, a prostituta, o foragido.
 É, na verdade, uma população que vive na clandestinidade, que não pode
 aparecer (AZEVEDO, P. O., 1984, p.249-250).”
Descrição da população feminina do Pelourinho, na verve de Jorge Amado:
“Mulheres sem sobrenomes. Marias de nacionalidades as mais diversas.
Casadas umas, com maridos que também não possuíam sobrenomes;
solteiras outras, magras ou gordas, doentes ou sãs, com um único traço de
 ligação: a pobreza em que viviam.
“Algumas juntavam outro nome ao primeiro: Maria da Paz, Maria da
Conceição, Maria da Encarnação, Maria dos Anjos, Maria do Espírito Santo.
 Outras levavam apelidos: Maria Cotó, Maria da Sandália, Maria Doceira, Maria
Visgo de Jaca, Maria Machadão. A maior parte, porém, era somente Maria de Tal,
 filhas de Antônio ou Manoel de Tal, casadas com Cosme ou Jesuíno de Tal.
“Mulheres que vendiam frutas, lavavam roupas, trabalhavam em fábricas,
costuravam, vendiam o corpo. Mulheres sem sobrenome, mulheres do 68 da
 Ladeira do Pelourinho e de outros sobrados iguais, para quem os poetas nunca
fizeram um soneto, elas simbolizavam bem a humanidade proletária que se move
 nas ladeiras e nas ruas escuras. Tiveram uma frase anônima:
— Gente sem nome… Gente sem pai… Filhas da puta…
 (AMADO, 1998, p.151-152).”
O sociólogo Gey Espinheira criou uma imagem “barroca” para caracterizar
 a paisagem de zonas urbanas centrais, especialmente à noite, quando mais
se apresentam os aspectos de zona degradada:
“O centro velho de uma cidade é […} o lugar de gente sorrateira, de
 desafortunados, dos que vivem a solidão das ruas desertas, quando
 fecham as lojas e as instituições. É o lugar da amplidão silenciosa da
 cidade à noite. É o lugar de tipos característicos que culminam por
 caracterizar o lugar que frequentam (ESPINHEIRA, 2002, p.31).
Gente sorrateira que buscam a invisibilidade da noite, mas durante o dia…
“{…} Os garotos que viviam na ladeira do Pelourinho, aventurando-se
 pela Baixa dos Sapateiros e pelo Terreiro, se gritavam quando Artur aparecia
 com os cotocos dos braços, isso não era nada em comparação com o
 berreiro que faziam ao surgir no tope da montanha aquele homenzinho magro,
 de olhos fundos, cara miúda, calças de casimira, paletó de brim cáqui, uns
 sapatões à Carlitos, camisa ensebada da qual só restava o peito que ele fazia
questão de conservar sem buraco, colarinho duro de onde pendia um pedaço de
 gravata encarnada, chapéu azul violento na cabeça. No braço balançava um
 guarda-chuva quebrado, sua arma contra os garotos.
Mal o viam, corriam para ele aos berros:
— Pega-pra-capá! Pega-pra-capá!” (AMADO, 1998, p.44).”
Conclusão
Consideramos que, através desse estudo comparativo, foi possível
 compreender a importância da utilização das fontes literárias para
a constituição da imagem e paisagem urbana de uma
cidade como Salvador. A subjetividade da fonte literária em questão —
o romance Suor de Jorge Amado —
supõe uma vantagem frente a outro tipo de fonte,
 devido a fina sensibilidade do escritor em
descrever com vigor e claridade as características da vida urbana
do centro da cidade e de seus problemas,
 o que constitui, sem sombra alguma, um depoimento
 fundamental para análise do urbano.
Acreditamos que resultou altamente interessante
 o contraste da descrição literária
com outros dados da realidade urbana para entendimento
da realidade social e das
 imagens que se criam.
Salvador, capital da Bahia, assim como outras ciutats tratades
 com a dones produzem
imagens literárias e realidade concreta distintas que há que
 conhecer separadamente
e em suas
 mútuas inter-relações, para poder aproximar-se de alguma
 forma ao conhecimento
da vida urbana.
Notas
1. Colin Gerald Dryden Thubron (14/06/1939) é um escritor
 de viagens britânico
 e romancista. Em 2008 o The Times o classificou como
um dos maiores 50
escritores britânicos do
 Pós-Guerra. Disponível em Acesso em 19 abr. 2012.
Referências
AMADO, Jorge. Suor. Rio de Janeiro: Record, 1998.
ANDRADE, 2004, p. 41-42
AZEVEDO, P. O. O caso Pelourinho. In: Produzindo o passado. Estratégias
de Construção do Patrimônio Cultural. Org. Antonio Augusto Arantes (Org.).
 São Paulo: Brasiliense,
1984, p. 219-255,
CAYMMI, Dorival. Acontece que eu sou baiano. Disponível em
Acesso em 19 abr. 2012.
CARRERAS, Carles. Paisage Urbano y novela. In: Estudios Geográficos.
Madrid: CSIC, 1994.
ESPINHEIRA, Gey. A cidade invisível e a cidade dissimulada. In: Quem faz Salvador. 
COSTA LIMA, Paulo et alli (Coord.). Salvador: UFBA, 2002.
GROSSMANN, Judith. A ficcionalização do espaço geográfico em “Suor”
 de Jorge Amado. In: O espaço geográfico no romance brasileiro. GROSSMANN,
Judith et alli. Salvador:
 Fundação Casa de Jorge Amado, 1993, p. 13-32
GROSSMANN, 1993, p.13-14
SANTOS, Milton. O Centro da Cidade do Salvador. Estudo de Geografia Urbana.
 Salvador: Publicações da Universidade da Bahia, 1959.

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