ELEIÇÕES DE OUTUBRO
DOMINGOS URBANOS
Um gestor urbano municipal (estadual, federal) tem, POR DEVER DE OFÍCIO, pensar seu alvo, seu foco/objeto de ação/sonho/intervenção, (a cidade) como algo que existe, vive e funciona 24 horas por dia de domingo a domingo; mesmo que, aos domingos, o comércio do centro da cidade não esteja funcionando; ainda que 90 a 100% das lojas, dos estabelecimentos comerciais do centro urbano estejam fechados.
É verdade que, possivelmente 'nadando contra a maré', há famílias que preferem e adoram passar o domingo dentro de casa: chance de uma proximidade afetiva com filhos, cônjuges, pais, parentes ... mmais e mais difícil em outros dias da semana; fuga de restaurantes cheios de gente e de senhas; possiblidade de pedir almoço delivery; de ir ao fogão fazer algum prato informal/domingueiro (macarronada, ensopado de frango, comida em caixa esquentada no microondas ... e outras coisas usuais que acontecem nas melhores famílias. Há até pessoas que preferem trabalhar em casa ... corrigir provas, fazer textos, relatórios ... na abençoada calma do domingo.
Mas, pensando nos conteúdos e propósitos desta série (ELEIÇÕES DE OUTUBRO) quero
hoje, domingo 26 de agosto/2012, destacar a importância de futuros
prefeitos e vereadores pensarem com algum carinho e importância vital
sobre os domingos urbanos, vamos valorizar também valorizar a possibiliadde de indivíduos, famílias e grupos em geral sonharem em ir ao centro da cidade exatamente aos domingo. Restaurantes, parques, pescaria urbana, lazer infantil, beber 'de bem com a vida', cinemas fora dos shopping centers (!), pedalar, caminhar pelas ruas excepcionalmente calmas, vazias ('cidade fantasma?) de uma cidade como, por exemplo, São Paulo. Do sonho à cruel realidade das ruas e praças do centro das cidades brasileiras, assusta-nos a possibilidade de ser assaltados, de ser incomodados por pedientes, vendedores ambulantes ...
Do sonho à realidade, temos que cobrar políticas de lazer, recreação e segurança para o dia-a-dia ... incluindo, por direito urbano, o domingo.
Blogue CIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário