sábado, 18 de janeiro de 2014

ELIAS LIMA, PREFEITO DE ENGº BELTRÃO - PARANÁ - ENTREVISTA

jornal Tribuna, Campo Mourão - Paraná - Brasil, 19/10/2012

Elias Lima quer transformar Beltrão

Walter Pereira
 
Publicado em: 19/10/2012 - 09:35 | Atualizado em: 19/10/2012 - 09:38
Reeleito prefeito de Engenheiro Beltrão, com 4.341 votos, Elias de Lima (PSD), concedeu ontem entrevista exclusiva à TRIBUNA e falou sobre as primeiras ações que pretende desempenhar no município a partir de 2013. Lima quer transformar o município em pólo industrial. O prefeito reeleito afirmou que pretende se utilizar da posição geográfica privilegiada do município - é rodeado por um importante entroncamento rodoviário ligando as principais rodovias do Estado, fazendo parte da Rota Mercosul-, para potencializar a atividade industrial na cidade. “Nosso objetivo vai ser focar a administração na industrialização do município para tornar a capital de um novo pólo regional”, ponderou.
Walter Pereira
Elias Lima (PSD) foi reeleito com 75,69% dos votos válidos no município
Lima foi reeleito com 75,69% dos votos. Ele comentou que uma de suas primeiras ações no próximo ano será buscar resolver a dívida pública do município, acumulada desde a década de 70. De acordo com ele, o débito ultrapassa R$ 13 milhões. Apesar de ter o secretariado já formado, o prefeito disse também que pretende fazer algumas mudanças entre os membros do primeiro e segundo escalões. Lima espera ainda contar com o apoio do Legislativo para os projetos de interesse do município. Leia a entrevista. 
Jornal Tribuna do Interior - Como o senhor avalia o processo eleitoral e qual foi o diferencial da campanha?
Elias de Lima – Foi um processo eleitoral tranquilo. Avalio que foi muito diferente porque pela primeira vez na história de Engenheiro Beltrão se reelege um prefeito em exercício. Acho que o grande diferencial da campanha foi nosso mandato que foi bom.
Tribuna - O fato de o senhor ter sido reeleito para administrar o município por mais quatro anos aumenta a responsabilidade?
Elias – Toda eleição aumenta a responsabilidade. Mas quando se trata de reeleição, ainda mais sendo a primeira da história do município, aumenta muito. Acho que temos que focar bastante a administração sem muita política e conversa como nós já fizemos. A responsabilidade está triplicada.
Tribuna - Qual será o foco de seu governo?
Elias - Nós vamos manter o trabalho que vínhamos fazendo. Mas nosso objetivo [neste mandato] vai ser focar a administração na industrialização do município para tornar a capital de um novo pólo regional. Nós temos municípios como Corumbataí do Sul, Fênix, Barbosa Ferraz, e Quinta do Sol, que para os moradores irem a algum lugar como Campo Mourão ou Maringá, tem que chegar até o trevo de Engenheiro Beltrão.
Tribuna - O que muda neste mandato em relação ao primeiro?
Elias – Muda o foco. Eu vou focar mais nessa questão da logística de Engenheiro Beltrão. Nós temos uma rodovia que corta 31,5 quilômetros do nosso município. Tudo que passa do Sul do Mercosul - Paraguai, Uruguai, e Argentina-, por via terrestre pelo Sul do Paraná passa dentro do município. Tudo que sai do Norte, Nordeste, Centro-Oeste brasileiro que vai por via terrestre para Argentina e Paraguai passa boa parte por dentro da cidade. Então eu acho que Engenheiro Beltrão está logisticamente bem localizada e isso vai ser o grande diferencial para que a gente transforme a história do município.
Tribuna - Qual será sua primeira ação como prefeito?
Elias – Quero me debruçar em cima da questão da dívida pública. Nós temos uma dívida pública muito grande [ultrapassa R$ 13 milhões]. Eu fiz uma gestão de conhecimento profundo do débito nesses três anos e meio de mandato. Estou terminando de fazer um estudo das raízes. Vem dívida desde a década de setenta que está sendo acumulada. Dívida monstruosa e irresponsável. Pretendemos debruçar sobre isso para conseguir a certidão do INSS, que estou praticamente há três anos e meio sem ela.
Tribuna – Em seu primeiro mandato o senhor abraçou a causa da saúde pública como nenhum outro prefeito antes eleito na história do município. Mas a população continua com uma expectativa muito grande em relação a mais melhorias do atendimento na área. Quais são os principais projetos para o setor?
Elias –Mesmo terminando a eleição quando todas as prefeituras começam a parar, eu estou intensificando as obras em saúde pública. Estou construindo um novo posto de saúde no distrito de Ivailândia, nos conjuntos habitacionais, Paulo Grande, Paraíso das Rosas, Andorinha e Castelo Branco. Começo nesta semana a ampliação dos postos de saúde  dos distritos de Sertãozinho e Figueira do Oeste. Então todas as unidades de saúde do município estão passando por uma completa reformulação e novas construções.
Tribuna – Elias Lima governará para todos?
Elias – Sim. Já foi assim. Em 2008 quando terminou a eleição nós esquecemos a política e governamos para todos. Por isso acho que a sociedade deu este respaldo e este retorno para nós com uma vantagem tão grande para a reeleição.
Tribuna – Sobre a escolha dos membros do primeiro e segundo escalões, o senhor pretende manter a equipe já formada ou fará mudanças?
Elias- Em time que está ganhando não se mexe. Mas toda mudança traz novas oportunidades. Alguns cargos serão trocados sim. Sempre privilegiei os partidos que apoiaram a campanha. Eu acho que temos uma equipe muito boa, que foi um dos diferenciais da gestão. Demos poder para que os secretários trabalhassem e deram um retorno para a sociedade e para a gestão.
Tribuna - O senhor espera o apoio da Câmara para os projetos de interesse do município?
Elias – Integralmente. Nesse primeiro mandato eu já tive o apoio da Câmara em todos os projetos. Nunca mandei para o Legislativo um projeto de interesse pessoal do prefeito ou de alguém do município. Sempre mandei projetos de interesse da comunidade. Também será assim no segundo mandato. E a nossa gestão está privilegiada com a atual Câmara, isso porque elegemos cinco dos nove vereadores. Os outros quatro que se elegeram na oposição são pessoas de bem, comprometidas com o município.
Tribuna - Qual será a cota dos partidos coligados em relação à composição da administração?
Elias – Todos eles, assim como está sendo nesse mandato, terão representantes nas secretarias e nos cargos de primeiro e segundo escalão da gestão. Serão todos escolhidos por critérios técnicos e de competência.
Tribuna - Qual será o papel do vice-prefeito na administração?
Elias – O Daniel [Olegário da Silva] é uma pessoa muito organizada. É um professor que fez a diferença na escola dele, e faz a diferenças nas escolas estaduais da nossa microrregião. Eu acredito muito no potencial do Daniel e preciso bastante dele. Eu não tivesse esse apoio do atual vice [Euclides Saqueti]. Apesar de a administração ter respeitado o acordo político com o partido dele, o vice nunca apareceu quando compôs o governo atual. E cumprimos a risca todos os cargos assumidos com ele. Mas infelizmente não tivemos o apoio dele. Agora eu acredito na integridade e competência do Daniel.
Tribuna - Embora não faça parte da base aliada do Governador Beto Richa (PSDB), espera contar com o apoio do Governo do Estado neste mandato?
Elias – Eu sempre contei com o apoio do Governo. Eu apoiei o Beto [Richa], votei nele, trabalhei para ele. O meu deputado estadual é o deputado do PSDB mais votado do Paraná, Luis Acorssi. Tenho também o apoio do Rubens Bueno e da Cida Borghetti que é ligadíssima ao Beto Richa. O Governador atende ao deputado e a base aliada dele. Então acho que o elo está feito.
Tribuna - Uma mensagem ao povo de Engenheiro Beltrão...
Elias – Eu quero agradecer às pessoas, que mesmo ouvindo tantas coisas ruins a meu respeito se mantiveram firme e deram resposta nas urnas. E aqueles que deixaram ir por conversas, que agora abracem as causas do município. Eu quero do fundo do coração agradecer todas as pessoas ligadas às igrejas evangélicas e católicas pelo apoio, e a todo cidadão beltrãoense. Independente de ter votado ou não no Elias vocês são parte de Engenheiro Beltrão. E pode ter certeza que serei de novo o prefeito do cidadão beltrãoense, independente de voto político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário