terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CENTRO DA CIDADE (10) - RIO: COMÉDIA X TRAGÉDIA

CENTRO DA CIDADE: REDESCOBERTA E RETORNO (10)

NA  FRENTE  A  COMÉDIA,  ATRÁS A TRAGÉDIA


Vicente Deocleciano Moreira



No dia 25 de janeiro de 2010, autoridades, políticos, cidadãos, técnicos não redescobriram e retornaram ao centro antigo da capital do Rio de Janeiro para renovar, rejuvenescer ou requalificar espaços e imóveis. E sim para constatar, ser tomado pelo pavor, lamentar e chorar os mortos ... vítimas do desabamento de três predios da Rua 13 de maio atrás do Teatro Municipal.  (na foto  abaixo os prédios, destacados em cor de rosa)






As três hipóteses principais das razões decisivas do desabamento são: reformas, estruturais e fundação. Até ontem (dia 30), 17 corpos encontrados (dos quais 13 tinham sido identificados e 5 desaparecios.  Agora busca no Rio é por restos mortais. "(Folha de São Paulo. São Paulo, (SP - Brasil). 30 de janeiro de 2012, p. C4)









"Ali está a miséria humana retratada. É inacreditável que alguém numa situação como essa vá roubar - aquilo é roubo - de um entulho vindo de uma tragédia como aquela. Eu vejo com muita tristeza, com certa raiva." - Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. (Folha de São Paulo. São Paulo, (SP - Brasil). 30 de janeiro de 2012, p. C4)


Na frente, um espaço destinado à Comédia (e outros gêneros teatrais), o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (foto) de prestígio internacional.  Atrás, a tragédia brasileira.



t(t

n
n

Nenhum comentário:

Postar um comentário